segunda-feira, junho 11, 2007

Reunião com o Intergrupo da Economia Social

A convite da co-presidente Anne Ferreira, eurodeputada francesa, Joel Hasse Ferreira apresentou na reunião do Intergrupo da Economia Social, a situação actual e as perspectivas de desenvolvimento do processo dos SSIG.

O intergrupo da Economia Social integra um conjunto de deputados de vários partidos e países, bem como representantes das mais diversas organizações da economia social de diversos Estados-membros, bem como elementos do Conselho Económico e Social.

O eurodeputado socialista relembrou a claríssima maioria com que o relatório SSIG foi aprovado no Parlamento. Na comissão de emprego e assuntos sociais obteve 34 votos favoráveis, 1 voto contra e 5 abstenções.

Joel Hasse Ferreira focou ainda alguns dos temas a debater no Forum das Organizações Sociais, a realizar em Lisboa, a 17 de Setembro. Nomeadamente, a clarificação jurídica dos SSIG, a qualidade na prestação dos serviços, a sua avaliação, as relações com os poderes locais e regionais, as articulações dos SSIG com os cuidados de saúde e o enquadramento dos serviços sociais de interesse geral nos serviços de interesse geral, nos planos económico e jurídico. Explicou a estrutura do Forum e referiu ainda um Encontro ulterior, a realizar no Luxemburgo, por iniciativa do Conselho Económico e Social, em 15 de Novembro, relacionando os SSIG com o conjunto dos Serviços de Interesse Geral.

Sexta-feira, 8 de Junho de 2007