segunda-feira, junho 11, 2007

Hasse Ferreira convidado pela Comissão Europeia para debater os mais recentes dos SSIG

Joel Hasse Ferreira animou a conferência subordinada ao tema "Serviços Sociais de Interesse Geral", promovida pela Comissão Europeia, no âmbito do lançamento dos resultados da consulta pública a nível europeu sobre este sector.

Na continuação do debate europeu e no seguimento da consulta pública realizada, os participantes tiveram a oportunidade de verem esclarecidas as dúvidas relativas ao futuro deste processo, nomeadamente através da eventual criação de um instrumento legal à escala europeia.

Entre os temas debatidos durante a conferência, o problema da guarda de crianças, os apoios aos indivíduos portadores de deficiências, bem como, o alojamento social, foram matérias em destaque revestindo-se de especial importância, dada a sua contribuição para uma Europa mais social, mais próxima do cidadão.

A situação actual dos SSIG na União Europeia também foi objecto de debate, tendo sido apresentadas e discutidas, análises comparativas entre Estados-membros, sendo de comum acordo que este tipo de serviços se encontra num processo de mudança. Na opinião de Hasse Ferreira, "o aumento da taxa de emprego neste sector, principalmente, os níveis de participação feminina e as mudanças na estrutura etária da grande parte dos Estados-membros da UE, são factores fundamentais que provam a importância do debate europeu nesta matéria e do trabalho que se tem desenvolvido para se garantir a qualidade de acesso e prestação de serviços fundamentais para a coesão social e económica".

Entre os participantes, estiveram presentes vários Ministros dos assuntos sociais de vários Estados-membros, entre os quais, Christoph Linzbach, Ministro alemão responsável por esta área, representando a presidência da UE, aproveitando a oportunidade para referir que o Forum das Organizações sociais promovido pelo Parlamento Europeu, através do eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira, será um contributo importante para englobar diferentes perspectivas no sentido de promover o diálogo social na UE.

Sexta-feira, 8 de Junho de 2007