sexta-feira, junho 29, 2007

Joel Hasse Ferreira modera discussão sobre os Novos Desafios Sociais da Europa

O Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações em Lisboa, foi palco da Conferência sobre “Novos desafios sociais da Europa” uma iniciativa conjunta do Partido Socialista, representado por José Lello, do Fórum Novas Fronteiras e da Policy Network, representada por Patrick Diamond, que foi conselheiro do Primeiro-ministro britânico. Foi moderador de um dos dois painéis de debate o eurodeputado Joel Hasse Ferreira.

Nesta Conferência, em vésperas da Presidência Portuguesa da União Europeia, pretendeu-se trazer o debate sobre o futuro do Modelo Social Europeu para o centro das políticas europeias e, neste contexto, desenvolver e fortalecer uma agenda progressista.

Joel Hasse Ferreira, moderou o painel subordinado ao tema "A Nova Realidade Social: Como responder às mudanças demográficas e às alterações dos padrões familiares?". Os intervenientes do painel foram Paulo Pedroso, actualmente Presidente da Fundação ISCTE, e o Prof. da Universidade de Paris, Louis Chauvel.

Entre os temas debatidos no painel refira-se:

- Quais as principais tendências das alterações demográficas, familiares e sociais? Neste contexto, quais os desafios e as opções para as políticas públicas?
- Quais são as implicações sociais do aumento crescente de pessoas idosas a viver sozinhas ou em situação de dependência?
- Como eliminar as barreiras económicas e sociais para que as pessoas com mais idade possam ter uma vida activa mais prolongada, e como promover o envelhecimento activo?
- Quais as barreiras nas nossas sociedades e mercados de trabalho para a sustentabilidade da vida familiar?

Algumas das questões essenciais debatidas correspondem a matérias que o eurodeputado Joel Hasse Ferreiratem seguido atentamente no Parlamento Europeu, nomeadamente como relator do Grupo Socialista Europeu num parecer parlamentar sobre "solidariedade entre gerações e mudanças demográficas na UE". Aliás, sobre este tema, promoveu em Lisboa, com Edite Estrela, uma audição pública largamente participada no Centro Jean Monnet, na qual intervieram também Vieira da Silva e Jorge Lacão.

Esta Conferência teve como moderador do outro painel, o Secretário de Estado do Emprego, Fernando Medina. Algumas dezenas de políticos, sindicalistas como Helena André, secretária-geral da Confederação Europeia dos Sindicatos, investigadores e professores de Portugal, França, Polónia, Roménia, Alemanha, Reino Unido, Hungria e Dinamarca participaram nas sessões de trabalho.

A sessão pública final foi moderada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, tendo contado com as intervenções do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, do professor da London School of Economics, Anthony Giddens e da líder do Partido Social-Democrata da Dinamarca, integrante do Partido Socialista Europeu, Helle Thorning-Schmidt.

Sexta-feira, 29 de Junho de 2007