sexta-feira, junho 22, 2007

Hasse Ferreira esclarece jornalistas alemães sobre os objectivos da Presidência Portuguesa da UE

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira reuniu esta semana com jornalistas da imprensa alemã do Estado de Bade-Württemberg, a convite da eurodeputada socialista alemã Evelyne Gebhart, para esclarecer estes órgãos de comunicação social sobre as prioridades da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Joel Hasse Ferreira é da opinião de que a presidência está actualmente a trabalhar no sentido de garantir o correcto cumprimento do seu mandato, e para isso tem tentado reunir consenso dos outros Estados-membros, e apostado numa forte colaboração não só com a presidência alemã que actualmente preside à UE, mas também com a Presidência eslovena.

Para além de ter abordado os objectivos da presidência portuguesa relativamente à sua "agenda externa", o eurodeputado socialista teve também oportunidade de esclarecer os jornalistas presentes sobre a "agenda interna", mais concretamente na área social e do mercado interno. Focou ainda a necessidade de um mandato claro e preciso no que se refere ao Tratado da União.

Durante o "briefing", abordaram-se, na área económica e social, nomeadamente os seguintes aspectos:
- a preparação das linhas de orientação no domínio do emprego e das políticas económicas;
- o lançamento de um debate estratégico sobre as formas de garantir a sustentabilidade do modelo social europeu;
- o estabelecimento de princípios gerais, relativos à "flexisegurança", tendo em conta as especificidades nacionais;
- a prevista realização do Fórum sobre Serviços Sociais de Interesse Geral;
- a revisão das políticas do mercado interno e de apoio às pequenas e médias empresas;
- a política marítima europeia;

Foi referido o interesse da presidência no alargamento da área Schengen e a consolidação que se pretende do Espaço Europeu de Liberdade, Segurança e Justiça.

Sexta-feira, 22 de Junho de 2007