segunda-feira, junho 11, 2007

Propostas de Hasse Ferreira em destaque na Comissão EMPL

Joel Hasse Ferreira viu esta semana serem aprovadas as suas propostas sobre a acção comunitária no âmbito da educação pelo desporto para dar continuidade às realizações do Ano Europeu da Educação pelo Desporto (AEED) em 2004

Efectivamente existe uma necessidade de sensibilização da sociedade europeia para a importância educativa do desporto, para que a juventude seja mais saudável e para que haja maior eficácia na prevenção da delinquência juvenil.

Foi neste sentido que o eurodeputado socialista enriqueceu o debate europeu sobre esta matéria, propondo que as organizações educativas e as organizações desportivas criem e desenvolvam relações de parceria mais estreitas, com objectivos comuns, promovendo a solidariedade entre as vertentes profissionais e amadora, bem como a sensibilização da comunidade educativa para a necessidade de combater os hábitos sedentários na juventude, encorajando a actividade física nas escolas.

Segundo Hasse Ferreira "o desporto é um sector gerador de emprego, ao qual outros domínios estão directamente ligados, como a educação, a medicina e os meios de comunicação social", sendo da opinião de que "a prática do desporto está também relacionada com o aperfeiçoamento de recursos humanos e com os sistemas de formação, bem como a mobilidade e a livre circulação de pessoas. Neste quadro, é necessário dar um maior destaque ao relevante papel deste sector nas sociedades europeias".

O AEED 2004 foi lançado com a finalidade de dar a conhecer o potencial do desporto como instrumento para a educação e para a inclusão social. As expectativas suscitadas pela iniciativa na sociedade civil europeia, os resultados tangíveis registados durante o Ano e o seu impacto positivo merecem agora um seguimento político adequado, nomeadamente com o trabalho que o Parlamento Europeu está a desenvolver nesta matéria.

Sexta-feira, 8 de Junho de 2007