quarta-feira, junho 13, 2007

Jornal de Sesimbra - Coluna Vertebral

1.O PS reorganiza-se. Para a sucessão de Augusto Duarte (candidato a outros voos) na Junta da Freguesia da Quinta do Conde, apresentam-se vários candidatos, nomeadamente o coordenador da secção do PS, Pedro Mesquita, um conhecido dirigente associativo e um antigo membro da Junta. Assim se manifesta a vitalidade dos socialistas condenses. No plano concelhio, procura-se a unidade e o realista aprofundamento das discussões politicas, com a dinamização do presidente Cristóvão Rodrigues. Na freguesia de Santiago, a equipa existente, com maior ou menor renovação, segurará certamente as pontas (e os votos dos eleitores), podendo mesmo repetir uma significativa maioria. Na Assembleia Municipal, mesmo após o infortúnio que foi o falecimento de José Carlos Ezequiel, Américo Gegaloto tem coordenado a bancada do PS com grande competência.
2.A governadora civil Euridice Pereira visitou Bruxelas com um conjunto de jornalistas e outras personalidades da região, o que proporcionou, para além do cumprimento do programa previsto, a vivência de momentos de salutar e interessante convívio. Também assim se constrói a Europa, pelo conhecimento mais aprofundado das instituições pelas cidadãs e pelos cidadãos europeus.
3.No Parlamento Europeu, a discussão da proposta da Directiva sobre time-sharing e os clubes/ cartões de férias aproxima-se do que poderá ser a conclusão, com o maior envolvimento do Governo francês que preside o Conselho Europeu e da própria Comissão Europeia, para além dos representantes dos principais Grupos Parlamentares. Eu próprio, como relator do Grupo Socialista e a Comissária europeia da defesa dos consumidores, Meglena Kuneva, estamos bastante optimistas quanto a um desenlace positivo. É preciso defender melhor a situação dos clientes/consumidores, nomeadamente quando procuram usufruir dos cartões/ clubes de férias, para além da utilização do clássico sistema de "time-sharing"
4.A candidatura de Vítor Ramalho à Federação Distrital de Setúbal do PS parece imparável, apesar do aparecimento de uma possível (ou provável) lista de oposição. 2009 é um ano triplamente eleitoral e o actual Presidente da Federação tem todas as condições para desempenhar um renovado mandato, abrangendo no trabalho político distrital os próprios "opositores" internos.