segunda-feira, junho 11, 2007

Hasse Ferreira recebe Ministra dinamarquesa Eva Hansen

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira recebeu esta semana em Bruxelas a Ministra dinamarquesa Eva Hansen, responsável pelas pasta dos assuntos sociais e dos direitos das mulheres, uma reunião realizada no seguimento de uma solicitação da ministra que pretendia discutir o relatório parlamentar sobre serviços sociais de interesse geral com o relator do Parlamento Europeu.

Eva Hansen, em representação do governo dinamarquês, regozijou-se com o conteúdo geral do documento, da autoria do eurodeputado socialista, reiterando grande parte das suas ideias.

A Ministra aproveitou a oportunidade para apresentar de forma sintética os aspectos que considera essenciais do actual sistema dinamarquês na área dos serviços sociais.

O respeito pelo princípio da subsidiariedade na organização e gestão destes serviços foi um dos pontos que a ministra mais focou, apoiando Hasse Ferreira, para que se continue a trabalhar para garantir o respeito das diferentes práticas sociais e sistemas dos diferentes estados-membros nesta matéria.

Na verdade, o modelo organizacional destes serviços, varia consideravelmente entre Estados-membros, e segundo o eurodeputado socialista "é necessário admitir que o nível de diálogo social estabelecido em cada Estado-membro varia substancialmente, sendo fundamental garantir o respeito e dar a conhecer os modelos que actualmente funcionam. Ao mesmo tempo, é necessária maior certeza jurídica a nível europeu, para evitar ambiguidades na interpretação do direito europeu nesta matéria, que carece de numa grave lacuna."

Esta reunião contou também com a presença de membros da representação dinamarquesa junto da UE, entre os quais o embaixador Jeppe Mikkelsen, bem como a responsável da representação portuguesa junto da UE para os assuntos sociais, a Dra. Ana Reis e o assistente parlamentar Milton Nunes, do gabinete do eurodeputado Joel Hasse Ferreira

Joel Hasse Ferreira aproveitou também a oportunidade da reunião com a Ministra para enquadrar o Forum das organizações sociais europeias a realizar em Portugal, explicando o processo de preparação em curso e manifestando o maior interesse na participação dinamarquesa.

Sexta-feira, 8 de Junho de 2007