sexta-feira, junho 29, 2007

Hasse Ferreira defende melhor qualificação ,apoio à orientação de carreiras e à circulação de trabalhadores na UE

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira representou esta semana, como membro da comissão do Emprego e Assuntos Sociais, o Parlamento Europeu, na Conferência "Estratégia para o desenvolvimento dos recursos humanos", realizada em Salónica, na Grécia por iniciativa do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional.

A concretização da Estratégia de Lisboa depende em muito da capacidade de adequação dos recursos humanos às novas necessidades e dinâmica aos mercados de trabalho.

O principal objectivo desta Conferência foi impulsionar uma estratégia a nível europeu, no que se refere à maior eficiência e diversidade na gestão e evolução das carreiras profissionais, contribuindo, também desta forma, para a redução das taxas de desemprego na União Europeia. Neste quadro, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida foram temas em destaque nesta conferência.

Segundo Joel Hasse Ferreira, "o problema da empregabilidade é um problema europeu e que afecta tembém outras regiões do Globo. O que está em causa é a maneira de adaptar a força de trabalho existente às necessidades da economia, num mundo caracterizado pela globalização da produção e dos serviços. Apostar neste vector será também uma aposta no combate à exclusão social, nomeadamente através da formação profissional e na aprendizagem ao longo da vida".

O eurodeputado afirmou ainda que "o aumento das qualificações profissionais é fundamental para uma maior eficiência económica. Igualmente, contribui para facilitar a liberdade de circulação dos trabalhadores dos diferentes Estados-membros na União Europeia".

Disse também que "no que concerne ao desenvolvimento da força de trabalho,tema central desta Conferência, os trabalhadores que exercem a sua actividade num mundo em transformação, necessitam de ter melhor acesso à informação para que possam mudar mais rapidamente para empregos mais qualificados, que correspondam às necessidades do mercado".

Afirmou ainda que "o Modelo Social Europeu existe e subsiste, respeitando as especificidades de cada região da Europa, e da maioria dos Estados-membros. È necessário reforçá-lo, com mais e melhores empregos, com uma melhor orientação dos percursos profissionais dos trabalhadores, com mudanças positivas nas empresas e nos serviços, um mercado laboral adequado às necessidades das empresas e que satisfaça as aspirações dos trabalhadores. Crescimento económico não é por si suficiente, é necessário combinar crescimento com solidariedade social. Para isso necessitamos de trabalhadores bem preparados ao longo da vida".

Concluiu referindo que "o apoio do Parlamento Europeu é fundamental para se poder ultrapassar as restrições orçamentais existentes no plano europeu, também vigentes no âmbito do financiamento de agências e outras instituições que trabalhem neste sector, de forma muito positiva, como é o vosso caso".

Sexta-feira, 29 de Junho de 2007