sexta-feira, junho 15, 2007

Jornal de Sesimbra - Coluna Vertebral

1-Os sesimbrenses participaram, de forma sentida e empenhada na homenagem a José Carlos Ezequiel, falecido recentemente quando desempenhava as funções de 1˚ Secretário da Assembleia Municipal de Sesimbra, funções para as quais foi aliás proposto pelo autor destas linhas, com o apoio da bancada socialista e o voto dos deputados municipais. Tive a oportunidade de elogiar o seu desassombro e dedicação, bem como o seu empenhamento autárquico, profissional e associativo, para além da sua invulgar qualidade humana.
2-No recente Congresso Distrital Socialista, realizado em Setúbal, houve um conjunto de representantes do concelho de Sesimbra eleitos para os orgãos distritais. Para além do jurista Américo Gegaloto, coordenador da bancada socialista na Assembleia Municipal, o qual foi eleito com toda a lógica para a Comissão de Jurisdição Distrital, como membro efectivo, vários militantes socialistas do Concelho de Sesimbra foram eleitos para o órgão politico deliberativo entre dois Congressos, a Comissão Política Distrital. Será este orgão directivo distrital que, nomeadamente, proporá ao Secretariado Nacional do P.S. a próxima lista de deputados pelo círculo de Setúbal e pode avocar a si próprio a designação dos candidatos autárquicos propostos pelas estruturas políticas concelhias. Integram então a lista da Comissão Política Distrital, como efectivos, Joel Hasse Ferreira, Pedro Mesquita (coordenador da secção e membro da Assembleia de Freguesia da Quinta do Conde), Carlos Manuel Lopes, Félix Rapaz e Sónia Almaça. Entre os suplentes estão Catina Faneca, o eng Nuno Tempera e Rui Viana. A quase totalidade destes nomes foi sugerida por Cristóvão Rodrigues, o qual se mantém na C.P.D.,como inerente, na sua qualidade de Presidente da Comissão Política Concelhia.
3-Por outro lado, na moção aprovada em Congresso Distrital, apresentada pelo reconduzido Presidente Vítor Ramalho, especifica-se que o autor destas linhas deverá ser integrado num lugar de eleição directa para o Parlamento Europeu, proposta sublinhada e apoiada por congressistas como o novo Presidente da Concelhia de Setúbal, Luís Gonelha.
4-Em Bruxelas, intervim na reunião da Federação Europeia dos Sindicatos da Administração Pública, a qual representa cerca de oito milhões de trabalhadores dos serviços públicos de toda a Europa, apresentando algumas das propostas que os socialistas europeus defendemos, relativamente aos serviços públicos e aos serviços de interesse geral.