sexta-feira, junho 22, 2007

Hasse Ferreira defende uma parceria mais forte entre a UE e a Rússia

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira interveio esta semana na Sessão Plenária de Estrasburgo sobre"as relações económicas e comerciais entre a UE e a Rússia " considerando o relatório parlamentar da Comissão do Comércio Internacional com o mesmo título"um contributo muito positivo para este debate".

Segundo o eurodeputado socialista "é preciso manter o apoio da União Europeia a um processo de desenvolvimento mais equilibrado da Rússia, o que passa não só pelo comércio externo, mas também pela reformulação de programas europeus de cooperação, como o TACIS. A Rússia tem recursos financeiros e económicos, tem recursos humanos. Sem querermos dar lições a este nosso parceiro de Leste, que não tem uma experiência longa de pluralismo político, o reforço do comércio com a Rússia pode desempenhar um papel muito positivo".

O comércio ligado à energia representa por sua vez cerca de 65% das importações da UE provenientes da Rússia. Neste capítulo Joel Hasse Ferreira é da opinião de que "o envolvimento económico entre a Rússia e numerosos Estados da União é cada vez mais importante no campo da energia, onde são necessários acordos estáveis e bem negociados de fornecimento, ao mesmo tempo que se negoceiam soluções claras para o investimento russo na Europa da União e empresas dos Estados-Membros penetram vigorosamente nas fontes de abastecimento energéticas da Rússia".

Em Dezembro deste ano, o Acordo de Parceria e de Cooperação entre a UE e a Rússia chegará ao termo de um período inicial de dez anos e a adesão da Rússia à OMC estará próxima, evento que poderá conduzir a uma integração económica mais profunda entre a própria UE e a Rússia.

Sexta-feira, 22 de Junho de 2007