sexta-feira, setembro 28, 2007

World Conference on Research and Integrity

Joel Hasse Ferreira, representando o Parlamento Europeu, foi um dos oradores da sessão de encerramento da Conferência Mundial sobre Integridade Científica, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, por iniciativa da "European Science Foundation" e do "US Department of Health and Human Services Office of Research Integrity".

A Conferência debateu as importantes questões da integridade da investigação científica englobando investigadores, responsáveis políticos, professores universitários.

Falando na sessão de encerramento, Joel Hasse Ferreira relembrou a sua intervenção, em Maio último, na Conferência de Berlim, sobre integridade das publicações científicas, sublinhando que nesta Conferência de Lisboa se ia mais longe, ao coração do problema, a ética da investigação científica.

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira apoiou uma melhor regulação e a responsabilização das más práticas de investigação, tendo sublinhado a importância do reforço dos instrumentos para a aplicação da legislação e uma maior cooperação entre cientistas e legisladores.

Mais referiu a criação de um novo sistema de ligação directa, um-a-um, entre investigadores e membros do Parlamento Europeu, a ser iniciado em Bruxelas, com um primeiro encontro, em Outubro.

Afirmou ainda o eurodeputado Joel Hasse Ferreira que, apesar da raridade das fraudes científicas, trata-se de um assunto muito sério. Defendeu, nesse sentido, a auto-regulação pelos cientistas mais experientes e qualificados. Nos casos mais graves, defendeu a intervenção judicial. E manifestou a sua disponibilidade e de outros colegas do Parlamento Europeu para proporem, se necessário, medidas legislativas.

Participaram no evento, para além de centenas de investigadores, o Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Professor José Mariano Gago, o Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e do Ensino Superior, Professor Manuel Heitor e o Professor Diogo Lucerna, da Fundação Calouste-Gulbenkian e da UNL.

Sexta-feira, 28 de Setembro 2007