segunda-feira, setembro 03, 2007

1º Fórum Europeu sobre Serviços Sociais de Interesse Geral

Joel Hasse Ferreira multiplica-se em contactos finais na Organização do 1º Fórum Europeu sobre Serviços Sociais de Interesse Geral no dia 17 de Setembro em Lisboa.

O debate em torno dos SSIG tem vindo a ganhar contornos importantes em toda a Europa, sendo necessário prosseguir o seu aprofundamento. A este propósito, o Relatório do eurodeputado Joel Hasse Ferreira, aprovado por maioria significativa no Parlamento Europeu em Março de 2007, sobre os SSIG na União Europeia recomenda a convocação de um fórum que reúna organizações sociais europeias e representantes do Conselho e da Comissão.

Com este objectivo, sob os auspícios do Parlamento Europeu e sob proposta do relatório de Joel Hasse Ferreira e com o apoio da Comissão Europeia, a Presidência Portuguesa da União Europeia decidiu organizar o primeiro Fórum sobre os SSIG, que terá lugar em Lisboa, no Hotel Meridien, no dia 17 de Setembro de 2007.

Para Hasse Ferreira, "é fundamental para o sucesso do Fórum a contribuição não só de decisores políticos, mas também de representantes das Mutualidades e das organizações sociais europeias, na medida em que são um dos exemplos concretos da organização e gestão dos Serviços Sociais de Interesse Geral em diversos Estados europeus".

O Fórum vai contar com a participação entre outros, do Ministro Vieira da Silva, em representação da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu, de Vladimir Spidla, Comissário Europeu para o Emprego e Assuntos Sociais, de Joel Hasse Ferreira, relator do Parlamento Europeu para os SSIG e de Maria João Rodrigues, coordenadora da Presidência Europeia no Gabinete do 1º Ministro de Portugal. Entre a lista de participantes estarão presentes representações das mais importantes Organizações Sociais Europeias, de organizações sociais dos diferentes Estados-membros representantes do movimento Sindical Europeu e das suas estruturas empresariais, juristas, peritos e especialistas académicos com o objectivo de contribuir para orientar a forma como o processo legislativo europeu deve ser conduzido.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, poderá encontrar o programa do Fórum sobre SSIG através do endereço www.mtss.gov.pt/eu2007pt.

Sexta-feira, 31 de Agosto 2007