segunda-feira, setembro 03, 2007

Joel Hasse Ferreira e os Cenários Energéticos

Por iniciativa de Joel Hasse Ferreira realizou-se uma reunião preparatória do desenvolvimento e difusão do projecto desencadeado pelo Painel de Avaliação de Opções Científicas e Tecnológicas do Parlamento Europeu sobre os futuros sistemas de energia na Europa. O Eurodeputado foi oportunamente designado como responsável por esse estudo, cuja segunda fase equacionará os cenários energéticos na Europa, para as próximas décadas. A execução da investigação é coordenada por uma cientista dinamarquesa.

Prepara-se a organização de um "workshop" que reunirá Eurodeputados do Painel Científico e Tecnológico com membros de outras Comissões Parlamentares como Transportes, Indústria, Ambiente e Economia, bem como cientistas e peritos, empresários e quadros. Esse "workshop" debaterá a fundamentação de diferentes cenários energéticos até 2030, bem como as opções políticas e tecnológicas no plano europeu, no domínio da energia.

A apreciação, nesse "workshop", de um relatório de progresso pela equipa de investigadores, permitirá aprofundar e eventualmente inflectir a segunda fase do estudo já em curso.

Sexta-feira, 31 de Agosto 2007