sexta-feira, setembro 07, 2007

Hasse Ferreira dinamiza Universidade de Verão do PSD

Joel Hasse Ferreira participou num debate sobre assuntos fiscais, na Universidade de Verão do PSD realizada em Castelo de Vide.

Baixar os Impostos: Sim ou Não?» foi o tema do debate que juntou, no mesmo painel, o eurodeputado do PS e Miguel Frasquilho, deputado do PSD.Embora os dois concordem com a descida de impostos, Miguel Frasquilho e Joel Hasse Ferreira diferem quanto ao momento em que tal deve ser concretizado e a abrangência que a medida deve ter.

Para Joel Hasse Ferreira, o Governo só deverá baixar os impostos depois do défice orçamental ser reduzido e passar a situar-se abaixo dos três por cento. «Qualquer descida de impostos tem que ter em conta o equilíbrio orçamental e ninguém na Europa entenderia que Portugal começasse a baixar impostos quando ainda não atingiu o compromisso de reduzir o défice para baixo dos três por cento», argumentou.

Segundo o eurodeputado socialista, quando tais condições estiverem reunidas, deve avançar-se essencialmente com «reduções de impostos selectivas e diferenciadas», «ligadas a objectivos económicos e sociais e tendo em conta os condicionamentos financeiros».

Garantindo ser «completamente contra» a homogeneização das taxas do IRS, porque tal iria beneficiar «os ricos face aos pobres», Joel Hasse Ferreira referiu ser «partidário de uma redução do IRC, com base nos objectivos e práticas das empresas». As empresas que, por exemplo, criem emprego, se estabeleçam em regiões mais difíceis de desenvolver e que, efectivamente, apoiem a exportação ou inovem tecnologicamente deveriam beneficiar dessa descida selectiva de IRC.

A meta do défice abaixo dos três por cento «está à porta», de acordo com Hasse Ferreira, e o Governo poderá depois baixar os impostos, independentemente de ser em 2009 ou não: «Eleições vai havendo muitas. O que é relevante é que se façam as coisas bem, porque o povo o entenderá».

Sexta-feira, 07 de Setembro 2007