segunda-feira, setembro 03, 2007

Joel Hasse Ferreira recebe Presidência Portuguesa da UE no Parlamento Europeu

O Eurodeputado Joel Hasse Ferreira reuniu esta semana com altos representantes da Presidência Portuguesa da União Europeia, responsáveis pela área da aprendizagem e educação.

O móbil da reunião foi o futuro Quadro Europeu de Qualificações enquadrado no processo legislativo europeu sobre a aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade de trabalhadores e estudantes no espaço único europeu. No Parlamento esse assunto deu origem ao relatório Mario Mantovani, tendo sido a deputada socialista Françoise Castex relatora-sombra na comissão de Emprego e Assuntos Sociais.

O Quadro Europeu de Referência das Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida será um meta-quadro de referência, a implementar numa base voluntária, tendo em vista aumentar a transparência e promover a confiança mútua, permitindo o “diálogo” e comparabilidade entre sistemas e quadros de referência nacionais e sectoriais de qualificações.

Segundo Hasse Ferreira, que acompanhou o debate parlamentar europeu nesta matéria, "o espaço europeu da educação deve ser desenvolvido através da promoção da mobilidade geográfica e profissional, como o Conselho Europeu aliás tem referido. Para assegurar a eficiência e para extrair benefícios da mobilidade profissional e académica do espaço da UE é absolutamente necessário trabalhar mais eficazmente na implementação do Quadro Europeu de Qualificações e na sua articulação com o Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET) que será o seu complemento".

Sobre este mesmo "dossier", já anteriormente Joel Hasse Ferreira tinha oportunamente proferido uma intervenção na Escola Superior de Educação de Setúbal.

Sexta-feira, 31 de Agosto 2007