quinta-feira, abril 10, 2008

Hasse Ferreira preside sessão sobre redes informáticas ao serviço da educação e investigação

Joel Hasse Ferreira co-presidiu à Conferência "Redes informáticas para a investigação e educação – Uma história de sucesso na Europa – Novos desafios para os decisores políticos". Moderou o primeiro painel de debate subordinado ao tema "O impacto das redes de investigação na metodologia e eficiência da investigação", e abriu o segundo painel sobre "Disparidades nas redes de investigação nas diferentes partes da Europa", onde foram oradores Jorge Sanchez e Karel Vietsch.

Esta Conferência, uma iniciativa organizada no âmbito do Painel de Avaliação e Opções Tecnológicas e Científicas, estrutura do Parlamento Europeu, contou com as intervenções no primeiro painel de Arpad Szomoru, sobre radioastronomia, de Dany Vandromme, sobre Ciências Sociais e Biomédicas e ainda de Sheila Corrall, sobre bibliotecas digitais. No terceiro painel, o Professor Pedro Veiga, apresentou o tema "O uso de Fundos estruturais para redes de investigação em Portugal".

O objectivo deste evento foi o dar a conhecer aos eurodeputados, diplomatas, funcionários das instituições europeias, académicos e especialistas, os resultados positivos da criação e evolução de redes de investigação ao nível europeu e debater esses resultados.

Segundo o Eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira, "as redes informáticas usadas por institutos de investigação e educação formam um dos conjuntos mais avançados e inovadores na Internet. Em anos recentes, de grandes evoluções ao nível da capacidade, dos serviços disponíveis e da tecnologia, a Europa tem assumido um papel de liderança a nível mundial". Joel Hasse Ferreira vai mais longe, afirmando "estes novos meios ao serviço dos europeus produziram um impacto notável na própria metodologia e eficiência das técnicas de pesquisa nos mais variados campos".


Sexta-feira, 11 de Abril 2008