quinta-feira, abril 10, 2008

Parlamento Europeu vai aprovar verbas do Fundo de Ajustamento à Globalização para Portugal

O Parlamento Europeu vai aprovar, no próximo dia 10 de Abril, a mobilização de verbas do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para Portugal. A candidatura portuguesa, apresentada em Outubro de 2007, diz respeito a 1549 despedimentos no sector automóvel que ocorreram na região de Lisboa (Alcoa Fujikura) e no Alentejo (Opel Portugal e Johnson Controls).

As autoridades portuguesas apresentaram ao Fundo um pedido de 2.425.675 euros, a fim de cobrir parte dos custos das medidas de apoio, que são de um total estimado de cerca de 4,85 milhões de euros. A decisão do PE e do Conselho que diz respeito às candidaturas de Portugal (sector automóvel) - e também do sector têxtil da Ilha de Malta -, é a primeira a ser examinada a título do orçamento.

Na reunião conjunta da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais com a Comissão dos Orçamentos, o eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira defendeu a atribuição de verbas do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para minorar não só as consequências do encerramento da Opel-General Motors na Azambuja, como de outras situações análogas ou mesmo decorrentes desse encerramento. Joel Hasse Ferreira interveio no Parlamento Europeu a favor da atribuição de uma verba deste Fundo destinada nomeadamente à formação profissional, reconhecimento e certificação de competências, compensações salariais e apoio a novos empresários.

Recentemente, já após o encerramento da GM na Azambuja que afectou milhares de trabalhadores portugueses daquelas unidades indústriais e de empresas fornecedoras, Joel Hasse Ferreira voltou a reunir com o Presidente da Câmara e outros autarcas da Azambuja, sobre a resolução parlamentar para a utilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização.

Sexta-feira, 11 de Abril 2008