quinta-feira, abril 10, 2008

Parlamento Europeu debate programa "Eurostars"

"Uma sólida base tecnológica nas PME's é relevante para potenciar o seu contributo para o crescimento e o desenvolvimento económico", é a opinião de Joel Hasse Ferreira, que interveio esta semana sobre um programa comum de investigação e desenvolvimento no âmbito das PME's na sessão plenária do Parlamento Europeu.

Este programa, empreendido por vários Estados-Membros e países associados, num total de 29 países (entre os quais Portugal) irá contribuir com um total de 300 milhões de euros e a Comissão Europeia com 100 milhões de euros para a investigação e desenvolvimento para este sector.

Segundo Hasse Ferreira "as PME's têm normalmente uma grande capacidade de iniciativa e adaptabilidade, não dispondo de burocracias asfixiadoras e sendo normalmente dirigidas por empresários e gestores profundamente empenhados no seu trabalho de criação de riqueza". O eurodeputado socialista afirma mesmo que este programa "contribuirá para a melhor qualificação das PME's em diversos Estados europeus, ao serviço dos cidadãos consumidores e da economia europeia. Assim se contribuirá também para a criação de mais e melhor emprego".
O objectivo principal com a aprovação deste documento é financiar projectos transnacionais, em qualquer domínio da ciência e da tecnologia, iniciados e levados a cabo por PME's executantes de I&D, mas abertos a outros tipos de participantes (universidades, organizações de investigação, grandes empresas), embora a parte central do projecto deva ser executada pelas PME. As actividades de investigação devem ser orientadas para o mercado e visar resultados comerciais a curto ou médio prazo.

Sexta-feira, 11 de Abril 2008