sexta-feira, abril 18, 2008

Joel Hasse Ferreira debate SIG no âmbito do mercado interno

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira foi um dos intervenientes na mesa redonda sobre Serviços de Interesse Geral, realizada em Lisboa, integrada numa Conferência sobre "Serviços de Interesse Geral e o mercado interno – que futuro?".

Esta Conferência foi organizada pela Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC) em Lisboa, tendo a mesa redonda sido moderada pelo sindicalista polaco Josef Nimiec, secretário confederal da ETUC, e além de Joel Hasse Ferreira, foram intervenientes o eurodeputado popular Jacques Toubon, antigo ministro da Justiça e da Cultura de França e Davor Dominkus, representante da Presidência eslovena da UE.

Segundo Hasse Ferreira " a decepção face à comunicação da Comissão Europeia sobre Serviços de Interesse Geral foi grande, entre alguns parlamentares e em muitas organizações sociais".

Joel Hasse Ferreira sublinhou a importância desta Conferência, a qual se insere numa linha de debates, realizados em vários cidades como Toulose, Berlin, Bruxelas, Verona, Saragoça, Londres, Paris, Lisboa e Luxemburgo, para além de muitas outras em Portugal.

Os Serviços de Interesse Geral têm uma enorme importância no âmbito da União Europeia e esta deverá utilizar a oportunidade aberta pelo Tratado de Lisboa e pelo Protocolo sobre SIG que ele integra, com um valor jurídico idêntico ao do Tratado.

O eurodeputado referiu ainda a importância que poderá ter a futura Presidência francesa neste processo.

Sexta-feira, 11 de Abril 2008