sexta-feira, abril 18, 2008

Joel Hasse Ferreira intervém sobre flexigurança

"Como sabemos, a importância da flexigurança radica na necessidade de garantir a necessária competitividade das empresas, em mercados cada vez mais abertos e globalizados, com a segurança dos trabalhadores, não necessariamente quanto ao seu posto de trabalho, mas, relativamente ao seu emprego", é esta a opinião do eurodeputado Joel Hasse Ferreira que interveio no Porto, na Conferência sobre a "Flexigurança" promovida pela eurodeputada Jamila Madeira.

A sessão contou também designadamente com as intervenções do Ministro Vieira da Silva e do deputado dinamarquês Ole Christensen, relator do Parlamento Europeu sobre os princípios de flexigurança.

Na opinião de Hasse Ferreira "estes debates e estas Conferências são importantes para o esclarecimento deste assunto, na medida em que ainda há muita gente equivocada relativamente ao termo. Necessitamos de diálogo, negociações e alterações ao Direito Laboral. Mas é também essencial o envolvimento dos parceiros sociais neste processo". O eurodeputado socialista defende que a formação ao longo da vida e o Quadro Europeu de Qualificações são "elementos importantes" para a concretização deste objectivo, até porque aumentam a empregabilidade dos trabalhadores.

Mas há outras condições e aspectos a ter em conta. Citando o relatório Christensen sobre este assunto, Joel Hasse Ferreira referiu que "para que a flexigurança se possa traduzir numa taxa de emprego global mais elevada, importa instaurar um quadro macroeconómico propício, devendo a estratégia de flexigurança incluir a melhoria da coordenação das políticas macroeconómicas e das despesas públicas, tendo em vista favorecer um crescimento inteligente orientando as despesas para as prioridades definidas na Estratégia de Lisboa".

Sexta-feira, 11 de Abril 2008