sexta-feira, março 28, 2008

Parlamento Europeu dá luz verde à atribuição de verbas para minorar consequências do encerramento de unidades fabris em Portugal

O Parlamento Europeu aprovou hoje formalmente em Comissão dos Orçamentos, o relatório sobre a proposta de decisão do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para o caso de Portugal. Este fundo destina-se a combater as repercussões negativas que o encerramento de fábricas na Azambuja, Seixal e Portalegre exerceu sobre uma parte dos trabalhadores. O voto em sessão plenária está previsto para Abril.

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira já anteriormente tinha defendido a atribuição de verbas do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para minorar não só as consequências do encerramento da General Motors na Azambuja, como de outras situações análogas ou mesmo decorrentes desse encerramento.

Joel Hasse Ferreira interveio no Parlamento Europeu a favor da atribuição de uma verba de 4 milhões e oitocentos mil euros, sendo a contribuição deste Fundo de cerca de metade, destinando-se nomeadamente para formação profissional, reconhecimento e certificação de competências, compensações salariais e apoio a novos empresários.

Estas verbas, parcialmente oriundas do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização foram também discutidas anteriormente na reunião conjunta das comissões de Orçamentos e do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu. Destinam-se a intervir no caso do encerramento da General Motors da Azambuja e de outras empresas. Cerca de 50% serão de co-financiamento nacional.

Já no auge da crise que afecta milhares de trabalhadores portugueses na Azambuja, Seixal e Portalegre, Joel Hasse Ferreira e Jamila Madeira, tiveram a oportunidade de reunir com o Presidente da Câmara e autarcas da Azambuja, bem como com a comissão de trabalhadores da General Motors, tendo sido abordado na altura pelos eurodeputados a possibilidade de utilização futura do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização. Mais recentemente, Joel Hasse Ferreira teve oportunidade de localmente de se informar dos efeitos negativos do encerramento da fábrica na Azambuja.

Sexta-feira, 28 de Março 2008