sexta-feira, março 28, 2008

Joel Hasse Ferreira pronuncia-se sobre as Relações UE - Brasil

"Alguns europeus continuam a não perceber a importância da relação do Brasil com a União Europeia", afirma Joel Hasse Ferreira num artigo de opinião inserido na publicação europeia "Parliament Magazine", importante órgão de comunicação social de Bruxelas.

O eurodeputado socialista, convidado a escrever um artigo sobre as relações UE-Brasil, referiu a importância da Cimeira organizada pela presidência portuguesa da UE durante o segundo semestre de 2007 na medida em que na sua opinião "alguns líderes europeus continuam a olhar para a América Latina como um todo, não sendo adequada essa abordagem tendo em conta as diferenças étnicas, culturais e linguísticas entre esses mesmos países".

Segundo Hasse Ferreira "é necessário ter em consideração as diferenças ao nível geopolítico e do ponto de vista das diferentes alianças económicas entre os países latino-americanos. O Brasil é uma das grandes potências emergentes, com uma riqueza potencial e real enorme, e actualmente tem aspirações a ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Há efectivamente um interesse mútuo no fortalecimento para uma parceria de sucesso".

Sexta-feira, 28 de Março 2008