sexta-feira, janeiro 11, 2008

Joel Hasse Ferreira fala sobre a União e o Tratado na Escola Dr. Manuel Laranjeira

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira deslocou-se à Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho, para falar sobre a União Europeia a alunos e professores, tendo abordado temas como os cinquenta anos da União Europeia e a participação de Portugal; o balanço da Presidência portuguesa da União e a sua perspectiva sobre o recentemente assinado Tratado de Lisboa.



Joel Hasse Ferreira apresentou um balanço positivo dos 21 anos da adesão de Portugal à União Europeia. O eurodeputado destacou que tem sido durante este período que se tem vindo a concretizar um conjunto de infra-estruturas que são representativas do ciclo de maior desenvolvimento económico do país. O deputado referiu ainda que, com o Tratado de Lisboa, a UE ultrapassa uma crise de funcionamento e implementa um conjunto de regras de decisão mais ajustadas a uma União de 27 Estados Membros.

No debate, Joel Hasse Ferreira mostrou-se favorável à futura integração da Turquia, desde que todos os critérios, definidos no início do processo, sejam cumpridos.

Alertou ainda para a necessidade de continuar a apoiar a educação e a formação profissional bem como aumentar qualidade e o valor dos empregos a criar, tornando a economia portuguesa mais competitiva, sem o que Portugal poderá continuar sucessivamente a ser ultrapassado por alguns dos novos Estados-membros, com muitos trabalhadores mais bem preparados tecnicamente.

Sexta-feira, 21 de Dezembro 2007