sexta-feira, janeiro 18, 2008

Evolução das relações entre a União Europeia e a Turquia

Joel Hasse Ferreira recebeu um representante do Parlamento Turco, o Sr. Murat Bakir, tendo trocado informações sobre a evolução actual das relações entre a União Europeia e a Turquia, nomeadamente problemas relacionados com a segurança no Curdistão e a laicidade na Europa, com o necessário avanço da Turquia no cumprimento dos chamados critérios de Copenhaga, sobre eventos a serem organizados em Portugal e noutros países com o aprofundamento do debate sobre a adesão da Turquia à União Europeia.

Mais, analisaram a possível articulação do projecto da União Mediterrânica, proposta pelo Presidente Sarkozy, com o processo de Barcelona, desenvolvido, entre a União Europeia e um conjunto de Estados Mediterrânicos, desde há vários anos, nomeadamente através da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica, estrutura que o Deputado Joel Hasse Ferreira integra.

Foram também trocadas impressões sobre a evolução do sistema político-partidário na Turquia e as vantagens e inconvenientes da manutenção na legalidade de partido e organizações políticas de carácter extremista.

Sexta-feira, 18 de Janeiro 2008