sexta-feira, janeiro 25, 2008

Hasse Ferreira presente no evento principal da Presidência Eslovena no âmbito da Saúde

Joel Hasse Ferreira foi designado pelo Painel de Opções Científicas e Tecnológicas do Parlamento Europeu para intervir num Conferência sobre: "O fardo do cancro: como pode ser reduzido?", organizada pela Presidência Eslovena na cidade de Brdo, perto da capital, Ljubljana.

Esta Conferência de alto nível será o evento principal, no âmbito da Saúde, organizado pela Presidência Eslovena do Conselho Europeu, na qual são aguardadas cerca de 250 personalidades políticas e científicas. Estarão presentes, para além de Joel Hasse Ferreira e dos Comissários Europeus para a Saúde, Markos Kyprianou e para a Investigação, Janez Potocnik, outros intervenientes, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde e de vários Estados Membros da União Europeia, bem como de países candidatos à União. Estarão igualmente representadas organizações de doentes, organizações não governamentais e privadas. Serão apresentados e debatidos aspectos da evolução científica, tecnológica e social no âmbito da prevenção terapêutica e investigação do tratamento do cancro.

O Painel de Avaliação de Opções Tecnológicas e Científicas (STOA) do Parlamento Europeu já avaliou diversos estudos sobre a questão do cancro. Um deles foi coordenado por Maria Vidal-Ragout e fez o balanço da situação do cancro na Europa, nomeadamente as taxas de sobrevivência nos diferentes Estados membros, as novas estratégias de prevenção, melhores práticas de diagnóstico e sofisticação das terapias. Esse estudo já foi debatido com os deputados do Painel STOA do Parlamento Europeu e com os técnicos e cientistas que normalmente integram essa reuniões. O Painel STOA do Parlamento Europeu oportunamente analisou um outro estudo elaborado pelo Centro de Investigação Karlsruhe da Associação Helmholtz, na Alemanha sobre novas abordagens às terapias do cancro.

Sexta-feira, 25 de Janeiro 2008