sexta-feira, janeiro 25, 2008

Propostas de Hasse Ferreira enriquecem debate sobre o futuro demográfico da Europa

A União Europeia tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas relacionadas com os factores que influenciam o crescimento demográfico. De acordo com um estudo financiado pela Comissão Europeia, as mulheres gostariam de ter mais filhos mas os custos financeiros e a incerteza sentida em relação ao seu futuro são motivos invocados muitas vezes para que esse desejo não se concretize.

Neste âmbito, o Parlamento Europeu aprovou esta semana uma série de propostas de alteração ao Relatório sobre "O futuro demográfico da UE" apresentadas por Joel Hasse Ferreira no âmbito do trabalho parlamentar da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais.

O eurodeputado socialista defende que os serviços de acolhimento de crianças tornam mais fácil a integração dos pais no mercado de trabalho, considerando que esses serviços são essenciais para que a União Europeia responda aos desafios demográficos ao mesmo tempo que aumenta a sua competitividade.

Segundo Hasse Ferreira "os objectivos da União Europeia não se devem no entanto limitar ao cumprimento dos objectivos de Barcelona relativos às estruturas de acolhimento de crianças", defendendo "que estas estruturas devem ser consideradas como serviços universais, disponíveis a todos aqueles que necessitem". O eurodeputado lamenta também que os compromissos assumidos no Conselho Europeu de Barcelona de Março de 2002 em prol das estruturas de acolhimento para crianças, do emprego dos cidadãos com mais de 55 anos e da participação das mulheres na vida activa "não tenham sido cumpridos pela grande maioria dos Estados da União, e que a União Europeia como um todo ainda esteja bastante longe de alcançar esses objectivos", sendo da opinião de que "é imprescindível realizar um trabalho de forte aprofundamento e aperfeiçoamento ao nível dos indicadores, de modo a permitir a existência de informação de qualidade, actualizada e comparável, para monitorizar os progressos nacionais neste domínio".

Joel Hasse Ferreira tem acompanhado de perto esta temática desde que iniciou as suas funções no Parlamento Europeu, tendo promovido oportunamente em Portugal, em conjunto com a eurodeputada Edite Estrela, uma audição pública que reuniu o Ministro Vieira da Silva, o Secretário de Estado Jorge Lacão e especialistas em demografia, como o Professor Mário Leston Bandeira, e em saúde, como a Professora Ana Fernandes.

Sexta-feira, 25 de Janeiro 2008