sexta-feira, janeiro 11, 2008

Joel Hasse Ferreira estimula debate sobre uma política comum para os mares e oceanos da Europa

1. O deputado Joel Hasse Ferreira animou, na Conferência "Congresso da Economia Marítima e do Litoral", realizada em Marselha, o debate sobre "Segurança e ambiente marítimo: criar condições económicas políticas para proteger os mares e o litoral". O debate foi moderado por um jornalista especializado do jornal "Le marin", do Grupo "Les Echos" e nele intervieram pessoas como o Secretário-Geral francês do Mar, o Prefeito do Mediterrâneo, o vice-presidente da Comissão de Defesa e Forças Armadas da Assembleia Nacional francesa e um conjunto de técnicos, empresários e gestores de empresas de construção naval e de transportes marítimos.

2. O eurodeputado referiu a importância que a Política Marítima Europeia teve para a Presidência portuguesa da União. E sublinhou que no Conselho Europeu de 22 de Outubro último, o primeiro-ministro José Sócrates sublinhou a prioridade dada pela Presidência portuguesa às questões marítimas.

Sublinhou ainda Joel Hasse Ferreira a importância da Directiva-Quadro, aprovada em 11 de Dezembro, no hemiciclo de Estrasburgo, a partir da proposta da Comissão Europeia e do relatório da eurodeputada francesa Marie-Noelle Lienemann.

3. O deputado referiu que a futura política marítima europeia deverá assegurar sinergias entre as diferentes políticas sectoriais e uma adequada coordenação entre os Estados-Membros.

Mencionou a muito activa participação dos portugueses no debate público sobre a política marítima, evidenciando nomeadamente a Conferência de Setúbal, com a participação de Mário Soares, Mário Ruivo e três membros do Governo português, bem como nos outros debates e Conferências realizados em Faro, na Figueira da Foz e nas regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Sexta-feira, 21 de Dezembro 2007