sexta-feira, dezembro 14, 2007

Joel Hasse Ferreira enriquece debate sobre "O futuro demográfico da UE"

Joel Hasse Ferreira, no âmbito do trabalho parlamentar da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, contribuiu com propostas de alteração para o relatório sobre "O futuro demográfico da UE" actualmente em apreciação no Parlamento Europeu.

O envelhecimento das populações europeias é a consequência inevitável do progresso que, no fundo, é positivo: o aumento da esperança de vida, muitas vezes com boa saúde, uma decisão facilitada de e quando ter filhos assumida por mulheres cada vez mais instruídas e com acesso mais fácil ao mercado de trabalho. Todavia, estas profundas mudanças demográficas e socioeconómicas obrigam a reformar as instituições actuais por motivos de sustentabilidade económica e de equidade social. Estas e outras matérias estão actualmente em discussão com o debate deste Relatório.

Conforme foi sublinhado pelos Chefes de Estado e de Governo na cimeira informal de Hampton Court, em Outubro de 2005, trata-se "de um dos mais importantes desafios que a União Europeia terá de enfrentar nos próximos anos".

Segundo Hasse Ferreira "a promoção do acesso generalizado a serviços sociais de qualidade é uma estratégia fundamental do ponto de vista do desempenho do emprego, da qualidade da vida familiar e da possibilidade de conciliação efectiva entre as duas esferas e de promoção da igualdade entre homens e mulheres". O eurodeputado socialista considera "imprescindível realizar um trabalho de forte aprofundamento e aperfeiçoamento ao nível dos indicadores, de modo a permitir a existência de informação de qualidade, actualizada e comparável, para monitorizar os progressos nacionais neste domínio". Joel Hasse Ferreira é também da opinião de que "é necessário serem criados instrumentos europeus, na mesma lógica, para serviços sociais vocacionados para idosos e dependentes".

A promoção de serviços de creche acessíveis a todos os pais que necessitem, e outros serviços com o intuito de maior harmonização entre a vida familiar e profissional a nível europeu são também defendidos nas propostas de Hasse Ferreira, que também não esqueceu os serviços sociais com maior orientação para idosos e outros dependentes, tudo com o objectivo global de apoiar a renovação demográfica sustentável da Europa para os próximos anos.

Sexta-feira, 14 de Dezembro 2007