sexta-feira, dezembro 07, 2007

Joel Hasse Ferreira intervém em conferência Internacional do CEEP em Bruxelas

Joel Hasse Ferreira interveio na Conferência "Serviços de Interesse Geral e Mercado Interno: Contradição ou Conciliação" organizada pelo Centro Europeu das Empresas com Participação Pública e/ou de Interesse Económico Geral.

Esta iniciativa contou com as intervenções, além de Hasse Ferreira, das Eurodeputadas Bernadette Vergnaud, Evelyn Gebhardt e Heidi Ruhle, bem como do eurodeputado Jacques Toubon. Participaram ainda representantes da Comissão Europeia e o encerramento contou com o Secretário-geral do CEEP. Entre os participantes estiveram numerosos representantes de organizações sociais, consultores jurídicos e outros peritos.

A Conferência foi uma boa oportunidade para debater o conjunto de questões que se levantam aos SSIG e aos SIG, que neste momento fazem parte da agenda europeia, e serviu para Joel Hasse Ferreira esclarecer os participantes sobre os desenvolvimentos do debate europeu sobre esta matéria, desde o voto do relatório da sua autoria em Plenaário do Parlamento Europeu, passando pela realização do 1º Fórum Europeu sobre SSIG até às reacções à recente Comunicação da Comissão Europeia sobre esta matéria.

Segundo Hasse Ferreira, "a Presidência portuguesa da UE tem continuado os seus esforços no sentido de avançar com uma clarificação neste domínio, estando mesmo esta matéria na agenda da próxima reunião do Conselho Europeu, demonstrando também que este Instituição ainda trabalha no sentido dessa clarificação jurídica". Na opinião do europdeputado socialista, "é necessário continuar a lutar para a clarificação jurídica deste serviços tendo em consideração a importância basilar que assumem para o Modelo Social Europeu".

Sexta-feira, 07 de Dezembro 2007