sexta-feira, dezembro 07, 2007

Reforço das relações UE-Brasil na agenda de Jamila Madeira e Hasse Ferreira

Os Deputados Jamila Madeira e Joel Hasse Ferreira defenderam esta semana o reforço das relações entre a UE e o Brasil na área da energia. Os eurodeputados socialistas, que representaram o PE no IV Encontro Empresarial Brasil-Portugal Energia 2007, no Rio de Janeiro, sublinharam a importância do Brasil como "pilar crucial na América Latina". "Enquanto tal, a eficiência do seu relacionamento com a UE representará o sucesso, ou não, para toda a região", declaram. Jamila Madeira e Hasse Ferreira consideram que a parceria entre os Vinte e Sete e o Brasil pode e deve abranger várias áreas energéticas desde o comércio justo, ao reforço das relações com o Mercosul, a economia do conhecimento, por exemplo, no contexto do Programa Europeu de Navegação por Satélite, Galileu, ou no âmbito da nova Política Marítima Europeia.

Para Jamila Madeira, "o Brasil apresenta-se como um parceiro energético crucial para a UE. Tanto nas energias ditas tradicionais como no recurso às iniciativas que visam promover a eficiência e a poupança energéticas, bem como na prossecução de alternativas, surge sempre o Brasil como aliado". "O Brasil tem amplamente explorado e para a qual foi criada uma parceria no contexto do Fórum Internacional sobre os Biocombustíveis, iniciado pelo Brasil em Março de 2007, mas que se apresenta para vós e para nós como uma solução transitória de curto prazo, dada a pressão que coloca sobre o meio ambiente", afirmou.

Por seu turno, Hasse Ferreira lembrou a necessidade de "coordenar as políticas energéticas à escala europeia". O Deputado defendeu a aposta europeia no reforço das relações com os países da América Latina, designadamente com o Brasil "com larguíssima experiência e capacidade inovadora no domínio da energia".

Sexta-feira, 07 de Dezembro 2007