quarta-feira, maio 30, 2007

Hasse Ferreira representa o Parlamento Europeu no Fórum Europeu dos Comités Nacionais de Ética da Ciência e Novas Tecnologias

A Comissão Europeia promoveu esta semana o 9º encontro do Fórum dos Comités Nacionais de Ética, uma iniciativa organizada, em Berlim, para debater aprofundadamente o papel dos organismos consultivos no domínio da bioética no debate democrático

Joel Hasse Ferreira, para além de manifestar o interesse do PE neste domínio e de referir o conjunto de projectos dinamizados no âmbito do Painel de Avaliação das Opções no domínio da Ciência e da Tecnologia (STOA), proferiu uma intervenção subordinada ao tema "Integridade e Publicação Científica".

O eurodeputado socialista apresentou uma comunicação de fundo, abordando as questões éticas no domínio da comunicação e publicação de artigos, alertando para a influência de quem detém os órgãos de imprensa e a influência exercida por editores, defendendo a autonomia dos investigadores.

Segundo Hasse Ferreira "A rapidez dos progressos científicos e tecnológicos pode suscitar questões éticas graves para os cidadãos europeus. Tais questões podem igualmente ter implicações para as gerações futuras. Neste domínio, o Parlamento Europeu envidou esforços no sentido de adoptar posições comuns em relação a questões éticas divergentes mas continua a ser necessária uma maior cooperação entre o mundo político e o mundo da investigação".

Entretanto, o debate abordou também as questões da investigação e das Comissões de Ética em países menos desenvolvidos, tendo sido defendido o maior apoio aos membros dessas Comissões, nomeadamente envolvendo a UNESCO neste processo.

O Fórum de presidentes dos comités nacionais de ética europeus tem contribuído para orientar as políticas comunitárias em matéria de questões éticas, culturalmente sensíveis, no domínio da ciência. A liberdade da ciência e as considerações éticas na investigação, conforme consagradas na Carta de Direitos Fundamentais, deverão ser respeitadas e aplicadas, sempre que possível, incluindo noutras partes do mundo.

Sexta-feira, 25 de Maio de 2007