sexta-feira, maio 11, 2007

Joel Hasse Ferreira inaugura espaço "Amália Rodrigues" em Lyon

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira deslocou-se esta semana (9 de Maio de 2007) a Lyon, a segunda maior cidade de França, para participar na cerimónia inaugural da reestruturação paisagística e urbana das margens do rio Ródano, que banha a cidade. Lyon é o principal porto da bacia do rio Ródano, o qual é um dos principais rios europeus, o mais importante a desaguar no Mediterrâneo.

Este projecto urbanístico ambicioso, um dos mais inovadores em toda a Europa, conta com a criação, no centro urbano da cidade de Lyon, de um conjunto de espaços públicos de lazer e de transporte alternativo, cobrindo uma área de mais de 10 hectares.

Para esta inauguração e para percorrer esta zona das margens do rio Ródano, o Presidente da Câmara de Lyon, em cuja campanha eleitoral Joel Hasse Ferreira participou, e a eurodeputada Martine Roure, vice-presidente do Município de Lyon, convidaram eurodeputados e diplomatas de 12 Estados-membros da UE para estarem presentes e apadrinhar a atribuição dos nomes para estes novos espaços públicos, de relevantes figuras femininas que marcaram a cultura e história da Europa.

A atribuição do nome de Amália Rodrigues, foi escolhida pela comunidade portuguesa para a designação de este espaço público. A inauguração contou com a presença entre outros, do Presidente da região de Ródano-Alpes,do Presidente da Câmara de Lyon e de representantes diplomáticos de vários países da Europa .

O baptismo de um espaço urbano com o nome de Amália Rodrigues em Lyon, tem em conta a importância dos cerca de 150 000 portugueses que residem actualmente na zona urbana, e para a comunidade portuguesa em França em geral que conta com cerca de um milhão de pessoas.

Sexta-feira, 11 de Maio de 2007