terça-feira, maio 29, 2007

Jornal de Sesimbra - Coluna Vertebral

1. Hillary Rodham Clinton tomou uma atitude decisiva e apresentou-se como candidata a presidente dos Estados Unidos, o que passará por ser votada sucessivamente em eleições primárias e ratificada pela Convenção Democrática, o que tem sérias probabilidades de vir a acontecer. Se ganhar nas urnas, será a primeira mulher a dirigir a maior potência económica e militar do mundo. Poderá mudar todo o quadro das relações internacionais e dar um novo impulso economia e a à sociedade norte-americana. Já dispõe de fortes apoios financeiros, indispensáveis no país do dólar. Teve um espectacular resultado nas recentes eleições para o Senado norte-americano. Retornou do Iraque e do Afeganistão, na altura em que os "taliban" anunciam a reabertura de escolas religiosas nas zonas afegãs que controlam e o Executivo iraquiano exibe as suas enormes fragilidades. A era Bill Clinton foi das mais brilhantes da América, no plano económico e na acção a favor da paz, no médio oriente e em todo o Mundo. Os Estados Unidos tiveram oito anos de crescimento económico espectacular, "puxando" pela economia mundial. E as reformas não foram mais longe, nomeadamente nas áreas da saúde e da segurança-social, dada a presença de maiorias republicanas, no Congresso e no Senado, durante três quartos do período presidencial de Bill Clinton.

2. O caminho de Ségolène Royal para a Presidência francesa vai sendo semeado por escolhos. O seu porta-voz demitiu-se, após ter dito uma graça de mau gosto, dirigida contra o companheiro de Ségolène que é também o Secretário-Geral do PS francês. Mas Ségolène resiste, com práticas de democracia participativa, ouvindo toda a gente que quer ser ouvida e indo em frente, defendendo o seu projecto inovador.

3. Sesimbra tem, na freguesia de Santiago, uma das melhores equipes autárquicas de sempre. Um presidente conhecedor, um Adolfo cheio de força, uma participação de jovens e de gente mais experiente, que ajudam a garantir condições para um trabalho sério e eficaz. É deste alfobre "pexito" que poderá partir também a necessária renovação e dinamização do socialismo democrático sesimbrense, com o apoio dos "senadores " que não têm receio, antes procuram encorajar os mais jovens.

4. Na América, na França e em Portugal a renovação é necessária, combinando experiência e juventude.

Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2007