sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Pensar o Distrito de Setúbal

Joel Hasse Ferreira dirigiu-se a cerca de 200 militantes socialistas, bem como a autarcas e empresários convidados, momentos antes do primeiro-ministro José Sócrates encerrar o encontro do PS de Setúbal, em Alcochete. Na Conferência "Pensar o Distrito de Setúbal", uma iniciativa da Federação do Distrito de Setúbal presidida por Vítor Ramalho, do Departamento da Federação das Mulheres Socialistas presidido por Catarina Marcelino e da Juventude Socialista do distrito.

Para além de José Sócrates e de Joel Hasse Ferreira, intervieram nomeadamente Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, João Proença, Secretário Geral da UGT, e os membros do Governo Pedro Marques, João Ferrão, Ana Paula Vitorino, Humberto Rosa e Eduardo Cabrita. O encontro, que teve lugar no Fórum Cultural de Alcochete, contou também com presidentes e representantes de várias associações empresariais portuguesas e espanholas, para além dos presidentes da Câmaras do Montijo, Alcácer do Sal e Grândola bem como de socialistas espanhóis.

Hasse Ferreira, Deputado ao Parlamento Europeu, intervindo sobre a ligação entre a União Europeia e o Distrito de Setúbal, referiu a necessidade de Directivas mais compreensíveis, de facilitar a execução dos Programas, de maior transparência nas regras, de melhorar a avaliação das políticas de coesão, de medir de forma diferente o desenvolvimento regional, de usar indicadores de carácter regional e, especialmente, de garantir a eficácia das políticas de coesão. Afirmou Joel Hasse Ferreira que: "O impacto económico e social do novo aeroporto, da nova ponte bem como a expansão da Auto Europa são absolutamente decisivos para a aceleração do processo de desenvolvimento da Península de Setúbal, de toda a zona do estuário do Tejo e do conjunto da área metropolitana Lisboa Setúbal, a região que é, que deve ser a verdadeira capital atlântica da Europa."

Mais, afirmou que: "O projecto da Auto Europa tem-se desenvolvido, mas é justo reconhecer-se que, para além do nível elevadíssimo da gestão, um factor positivo e diferenciador no plano da competitividade tem sido o comportamento dos trabalhadores, no domínio da competência profissional e na importantíssima área do diálogo social. E este diálogo social permanente é uma componente essencial do modelo social europeu. Estamos contra as resistências corporativas às reformas, estamos contra as práticas estalinistas ainda presentes no distrito e na região. Enquanto que este diálogo social permanente, com resultados práticos e objectivos, é indispensável para o progresso económico e social."

Referiu ainda o eurodeputado Joel Hasse Ferreira que "Muitos outros aspectos, da agricultura às pescas, do turismo a diversas indústrias são importantes para o desenvolvimento do distrito e da Região, como o é a adequada concretização de uma estratégia oceânica. Como é relevante o papel do complexo portuário de Sines, em boa hora impulsionado por João Cravinho e António Guterres e relevante o avanço de uma adequada estratégia turística no Alentejo Litoral, com a lúcida intervenção dos nossos autarcas e do excelente Bernardo Trindade."

Hasse Ferreira afirmou: "É de sublinhar o peso cada vez mais significativo dos serviços nas economias europeias, hoje num processo de integração acelerada, na fase de aplicação da recentemente aprovada Directiva dos Serviços, que tanto trabalho nos deu. E a atractividade da península de Setúbal para a economia de serviços será cada vez maior com os novos investimentos que aqui referi. É preciso tirar partido dessa nova atractividade. Até porque outra vertente essencial da actividade da União tem a ver com o Emprego e as Politicas Sociais, o que passa pela Solidariedade entre Gerações, pelo encorajamento a novas políticas demográficas. Mas passa claramente pelo próprio apoio à criação de empregos e ás condições que os viabilizam."
Joel Hasse Ferreira salientou ainda que "A Presidência portuguesa da União Europeia foi um factor de extraordinário prestígio para Portugal nas mais variadas áreas, do mercado interno à protecção dos consumidores, do emprego e assuntos sociais às políticas cientificas e de inovação tecnológica, da educação e qualificação profissional ao diálogo com outros continentes."

A concluir Hasse Ferreira disse: "É ao primeiro-ministro e ao seu Governo que temos de apoiar, com orgulho e determinação. É uma oportunidade dificilmente repetível para modernizarmos Portugal, de forma solidária, nomeadamente de hoje até 2013. Cada uma e cada um onde for mais útil, onde for mais eficaz, onde se sentir melhor a fazer o seu trabalho!"

Sexta-feira, 01 de Fevereiro 2008