sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Joel Hasse Ferreira nas Jornadas do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República

O Eurodeputado Joel Hasse Ferreira apresentou uma comunicação sobre as principais questões sociais europeias nas Jornadas do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, realizadas recentemente na Guarda.

Joel Hasse Ferreira focou os aspectos essenciais que norteiam as preocupações no Parlamento Europeu na área social. Indiscutivelmente, o debate sobre o "Futuro Demográfico da Europa" deverá ser, segundo o eurodeputado, uma das questões em destaque no debate europeu neste domínio, nomeadamente no sentido da maior sustentabilidade dos sistemas de segurança social para fazer face a uma população europeia cada vez mais envelhecida.

Questões relativas à segurança social e mobilidade de trabalhadores na UE foram igualmente focadas pelo Eurodeputado socialista como sendo "importante coordenar e aperfeiçoar os diferentes sistemas vigentes na UE".

Outra problemática focada, foi a questão do reconhecimento de qualificações, tendo referido Hasse Ferreira que neste domínio houve um avanço significativo com a aprovação do Quadro Europeu de Qualificações durante a Presidência Portuguesa da UE.

A modernização do direito laboral e o debate europeu sobre Serviços Sociais de Interesse Geral foram também matéria de reflexão durante a intervenção do Eurodeputado referindo que o debate destas e de outras questões em destaque em Bruxelas têm também como objectivo reforçar a dimensão social da Estratégia de Lisboa e responder aos grandes desafios da globalização, às mutações industriais, ao progresso tecnológico, reforçando a UE e a dimensão social da Europa.

Sexta-feira, 29 de Fevereiro 2008