sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Hasse Ferreira na Eslovénia em reuniões com responsáveis máximos da Presidência da UE

No âmbito da visita da delegação da comissão parlamentar do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores à Eslovénia, em reunião com o Ministro da Economia do país que actualmente preside a União Europeia, Andrej Vizjak, debateram-se questões relacionadas com o mercado interno, com a protecção dos consumidores e com os sistemas de telecomunicações.

Trocaram-se impressões sobre a actual fase de concretização da Estratégia de Lisboa, assim como o tema das alterações climáticas. Na ordem do dia esteve também a preparação parlamentar da nova Directiva sobre time-sharing, tendo os Eurodeputados Toine Manders e Joel Hasse Ferreira apresentado a actual situação. Hasse Ferreira referiu os contactos que mantém com as organizações de consumidores que actuam neste domínio, nomeadamente a DECO, e com empresas de time-sharing, sublinhando "que a maior parte das queixas se referem actualmente aos clubes de férias". O Eurodeputado português explicou ainda a vantagem de estabelecer, no plano europeu, a base mínima para um contrato, com todos os elementos essenciais e imprescindíveis, disponíveis em todas as línguas da União Europeia.

Noutra reunião, desta vez com o Ministro das Finanças Esloveno, Andrej Bajuk, Joel Hasse Ferreira suscitou a questão da necessidade de harmonização das regras dos concursos públicos na União Europeia relativos às indústrias de defesa, o que mereceu o acordo da Presidência eslovena. O Eurodeputado socialista defendeu ainda a necessidade de uma coordenação estratégica das indústrias de defesa na Europa.

Em reunião da mesma delegação com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus esloveno, Janez Lenarčič em Ljublyana, abordou-se nomeadamente a questão da Directiva do Crédito ao consumo, cuja aprovação teve o apoio da Presidência da UE actualmente em exercício.

O Eurodeputado Joel Hasse Ferreira suscitou a questão da futura harmonização tributária, tendo em conta a integração gradual dos mercados de trabalho e a criação do mercado único europeu. Estão os responsáveis eslovenos convencidos de que essa harmonização será gradual e lenta, inscrevendo-se numa lógica de médio e longo prazo.

Foi também referida a expectativa eslovena relativamente ao processo de ratificação, esperando que no final desta Presidência, mais de metade dos Estados-membros tenham já ratificado o Tratado de Lisboa.

Debateram-se ainda as perspectivas da Presidência eslovena relativamente às Directivas sobre Energia e à questão das alterações climáticas, matérias prioritárias para a Eslovénia.

O embaixador Bogdar Benko, que já foi embaixador em Portugal, fez também o ponto da situação na perspectiva da Presidência eslovena sobre a actual situação dos Balcãs ocidentais.

Sexta-feira, 08 de Fevereiro 2008