terça-feira, fevereiro 19, 2008

Hasse Ferreira visita Casa da União Europeia na Eslovénia

Joel Hasse Ferreira visitou à Eslovénia, integrado numa delegação da Comissão do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores do Parlamento Europeu. Em reunião na Casa da União Europeia em Ljubljana, o Eurodeputado Joel Hasse Ferreira suscitou um conjunto de questões às representações da Comissão Europeia na capital eslovena. O Eurodeputado socialista português questionou a actual eficácia do controlo da "lavagem de dinheiro", relacionado por um lado com uma das últimas condições preenchidas pela Eslovénia para integrar a União Europeia. E por outro, com a manutenção doas grandes bancos eslovenos sob controlo do Estado por um Governo de centro-direita.

Joel Hasse Ferreira constatou o interesse dos eslovenos em criar uma Universidade Euro-mediterrânica, em Piran, no litoral adriático.

Questionou ainda sobre a apreciação relativamente à União Mediterrânica recentemente proposta pelo presidente francês Sarkozy. A resposta foi conclusiva, os principais responsáveis políticos eslovenos são nitidamente contra essa iniciativa. Pelo contrário, a generalidade dos eslovenos são claramente favoráveis ao ingresso da Turquia na UE.

Em resposta a outra questão do Eurodeputado, foi afirmado que a integração da Croácia na União seria excelente para o desenvolvimento do mercado interno e o progresso da economia eslovena.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008