sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Hasse Ferreira intervém em Conferência sobre Serviços Sociais de Interesse Geral

Joel Hasse Ferreira foi um dos intervenientes na Conferência de Imprensa promovida pelo Colectivo Francês para os Serviços Sociais de Interesse Geral (SSIG) em colaboração com o Comité das Regiões (CR) e como o Comité Económico e Social Europeu (CESE) em Bruxelas.

A análise ao protocolo anexo ao Tratado de Lisboa relativo aos Serviços Sociais foi um dos temas em destaque durante a sessão, e de acordo com o eurodeputado socialista, "no processo de elaboração do Tratado Reformador e dos seus protocolos anexos trabalhou-se imenso a nível europeu para explicar a vantagem de uma menção explicita dos SSIG. Agora que isso foi conseguido, sou da opinião que o acordo conseguido no texto final abre uma possibilidade única para o desenvolvimento em geral destes serviços".

Na Conferência foi também apresentado o livro "OS SSIG no âmbito do mercado interno para o século XXI", sendo um dos Prefácios da autoria de Joel Hasse Ferreira e os outros dos relatores sobre os SSIG do CR e CESE. Este livro é editado com o apoio do Comité das Regiões e do Comité Económico e Social Europeu.

Segundo Joel Hasse Ferreira, "as organizações sociais europeias que me forneceram um apoio decisivo da elaboração do meu relatório parlamentar e para a realização do Fórum de Lisboa sobre SSIG terão certamente bastante interesse em estudar a análise contida nesta publicação." Na opinião do eurodeputado socialista este livro é "uma excelente base de trabalho para o estudo destes serviços, conseguindo aliar a eficácia da sua investigação com uma boa qualidade comunicacional."

O debate contou também com a presença de Michel Delebarre, Presidente do Comité das Regiões e de Evelyne Pichenot, Vice-Presidente do Comité Económico e Social Europeu.

Sexta-feira, 01 de Fevereiro 2008