terça-feira, fevereiro 19, 2008

Joel Hasse Ferreira defende o reconhecimento de qualificações dos profissionais das ciências Biomédicas

Joel Hasse Ferreira promoveu esta semana uma reunião no Parlamento Europeu com a Associação Europeia dos Profissionais das Ciências Biomédicas (EPBS), para debater a futura constituição de uma plataforma europeia comum que contribua para a liberdade de circulação de profissionais desta área. Na reunião intervieram deputados ao Parlamento Europeu, seus colaboradores técnicos e dirigentes dos serviços, bem como representantes do Presidente da Comissão Europeia, do Comissário europeu para a Saúde e do Embaixador de Portugal na União Europeia.

Foi também debatida nesta reunião a importância do Desenvolvimento da Formação Profissional, e, no seguimento da comunicação de Joel Hasse Ferreira no último mês de Novembro, em Tavira, no Conselho Europeu da Associação Europeia de Profissões Biomédicas, a eventual constituição de uma Plataforma Comum, um instrumento fundamental previsto na Directiva Comunitária sobre Reconhecimento de Qualificações Profissionais 36/2005.

A Presidente da EPBS, a irlandesa Marie Culliton, fez uma apresentação em que explicou os objectivos desta associação e apresentou as vantagens do estabelecimento de plataformas que defendam a titulação profissional. A Presidente da EPBS esteve acompanhada de mais sete elementos da Direcção Executiva europeia, nomeadamente dos portugueses Fernando Mendes e Almerindo Rego. A Confederação Europeia dos Sindicatos, através da vice-scretária geral, Helena André, enviou uma mensagem, manifestando o maior interesse em acompanhar este processo.

Esta é efectivamente uma questão importante não só para os profissionais das ciências biomédicas, mas também para todos os profissionais dos mais variados campos de actuação que sentem dificuldades em exercer a sua profissão em outros Estados-membros em que não tenham obtido as suas qualificações.

A EPBS foi constituída em Maio de 1999, na cidade da Haia, Holanda. Esta organização surgiu na sequência da dissolução do Comité Europeu dos Técnicos de Laboratório de Medicina e está oficialmente registada em Bruxelas como uma organização sem fins lucrativos. Esta associação reúne as organizações e colégios profissionais que actuam no campo das ciências biomédicas.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008