sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Joel Hasse Ferreira pronuncia-se sobre o Regulamento Europeu relativo às condições de acesso à rede para o comércio transfronteiriço de electricidade

Joel Hasse Ferreira interveio esta semana na Comissão Parlamentar do Mercado Interno e Protecção dos consumidores em defesa da criação de regras no sentido de garantir que a UE a curto prazo fique dotada de um mercado concorrencial e eficaz de electricidade, o qual contribuirá para garantir maior segurança, melhor funcionamento dos sistemas de aprovisionamento energético da Europa, bem como melhores preços para os consumidores.

O eurodeputado socialista defendeu algumas alterações à proposta da Comissão Europeia e ao relatório de um eurodeputado nacionalista polaco, nomeadamente no sentido da criação de uma entidade reguladora que um mercado interno da electricidade concorrencial, seguro e ecologicamente sustentável, com a abertura efectiva desse mercado a todos os consumidores e fornecedores, nas melhores condições de qualidade, preço e segurança de abastecimento.

Joel Hasse Ferreira, relator do grupo socialista europeu nesta matéria, defendeu ainda um planeamento dos investimentos neste sector, a uma década, com uma visão estratégica a mais longo prazo, no âmbito de um cenário de duas décadas.

Sexta-feira, 29 de Fevereiro 2008

Hasse Ferreira favorável à quitação pela execução do orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2006

Joel Hasse Ferreira, relator do Grupo Socialista no Parlamento Europeu para a quitação pela execução do orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2006, manifestou-se esta semana favorável à aprovação do parecer na comissão parlamentar do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores, tendo sublinhado a importância do rigor com que a utilização dos fundos comunitários deve ser encarada.

Verificou-se uma votação muito significativa da grande maioria dos Eurodeputados desta comissão parlamentar, que se congratularam com os comentários positivos no relatório do Tribunal de Contas, sobre a aplicação dos recursos financeiros na execução das políticas em matéria de mercado interno, alfândegas e protecção dos consumidores.

Sexta-feira, 29 de Fevereiro 2008

Joel Hasse Ferreira intervém em Conferência Internacional sobre "online Betting and Gambling" em Berlim

Joel Hasse Ferreira interveio esta semana na Conferência Internacional sobre apostas e jogos de fortuna e azar na Internet. O eurodeputado socialista esteve presente para debater com representantes do sector privados e das lotarias nacionais, a actual situação do debate europeu nesta matéria e perspectivar o seu futuro.

Numa altura em que existe alguma indefinição legal no plano europeu sobre este assunto, Hasse Ferreira defendeu que é necessário uma maior certeza jurídica, para garantir segurança para o consumidor e também para combater mais eficazmente situações de lavagem de dinheiro que ainda hoje parece continuarem a ser prática de uma pequena minoria de organizações, com actividades transfronteiriças, danificando a imagem desta actividade e criando preocupações sérias em toda a Europa.

Os principais aspectos relativos ao debate no Parlamento Europeu foram apresentados, sendo Joel Hasse Ferreira da opinião que a partir das diferentes posições emergem algumas claras preocupações. Entre elas, é particularmente relevante a preocupação com a protecção de grupos vulneráveis, como os menores, frequentemente expostos ao jogos "online" É também dominante, no Parlamento Europeu, a vontade de continuar a apoiar finalidades sociais, em cada Estado-membro, o que já tinha aliás conduzido à exclusão das lotarias da Directiva dos Serviços. O que não se pode admitir é o proteccionismo que mantém a exportação dos seus serviços, nem a ambiguidade existente, que se consubstancia em numerosos procedimentos de infracções contra Estados-membros, a partir de queixas da Comissão Europeia ao Tribunal de Justiça Europeu.


O debate incidiu, de maneira mais alargada, sobre a protecção do consumidor, nomeadamente o problema da limitação do acesso a estes serviços de pessoas viciadas no jogo e de menores, bem como a segurança nas transferências monetárias. Estes aspectos foram abordados e discutidos tendo sido referido que várias empresas deste sector estão a investir actualmente na concretização das suas responsabilidades sociais.

Entres os participantes estivem presentes representantes do departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Vítor Porto, Administrador, e Ana Paula Barros, directora do Gabinete Jurídico.

Sexta-feira, 29 de Fevereiro 2008

Joel Hasse Ferreira nas Jornadas do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República

O Eurodeputado Joel Hasse Ferreira apresentou uma comunicação sobre as principais questões sociais europeias nas Jornadas do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, realizadas recentemente na Guarda.

Joel Hasse Ferreira focou os aspectos essenciais que norteiam as preocupações no Parlamento Europeu na área social. Indiscutivelmente, o debate sobre o "Futuro Demográfico da Europa" deverá ser, segundo o eurodeputado, uma das questões em destaque no debate europeu neste domínio, nomeadamente no sentido da maior sustentabilidade dos sistemas de segurança social para fazer face a uma população europeia cada vez mais envelhecida.

Questões relativas à segurança social e mobilidade de trabalhadores na UE foram igualmente focadas pelo Eurodeputado socialista como sendo "importante coordenar e aperfeiçoar os diferentes sistemas vigentes na UE".

Outra problemática focada, foi a questão do reconhecimento de qualificações, tendo referido Hasse Ferreira que neste domínio houve um avanço significativo com a aprovação do Quadro Europeu de Qualificações durante a Presidência Portuguesa da UE.

A modernização do direito laboral e o debate europeu sobre Serviços Sociais de Interesse Geral foram também matéria de reflexão durante a intervenção do Eurodeputado referindo que o debate destas e de outras questões em destaque em Bruxelas têm também como objectivo reforçar a dimensão social da Estratégia de Lisboa e responder aos grandes desafios da globalização, às mutações industriais, ao progresso tecnológico, reforçando a UE e a dimensão social da Europa.

Sexta-feira, 29 de Fevereiro 2008

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Joel Hasse Ferreira defende o reconhecimento de qualificações dos profissionais das ciências Biomédicas

Joel Hasse Ferreira promoveu esta semana uma reunião no Parlamento Europeu com a Associação Europeia dos Profissionais das Ciências Biomédicas (EPBS), para debater a futura constituição de uma plataforma europeia comum que contribua para a liberdade de circulação de profissionais desta área. Na reunião intervieram deputados ao Parlamento Europeu, seus colaboradores técnicos e dirigentes dos serviços, bem como representantes do Presidente da Comissão Europeia, do Comissário europeu para a Saúde e do Embaixador de Portugal na União Europeia.

Foi também debatida nesta reunião a importância do Desenvolvimento da Formação Profissional, e, no seguimento da comunicação de Joel Hasse Ferreira no último mês de Novembro, em Tavira, no Conselho Europeu da Associação Europeia de Profissões Biomédicas, a eventual constituição de uma Plataforma Comum, um instrumento fundamental previsto na Directiva Comunitária sobre Reconhecimento de Qualificações Profissionais 36/2005.

A Presidente da EPBS, a irlandesa Marie Culliton, fez uma apresentação em que explicou os objectivos desta associação e apresentou as vantagens do estabelecimento de plataformas que defendam a titulação profissional. A Presidente da EPBS esteve acompanhada de mais sete elementos da Direcção Executiva europeia, nomeadamente dos portugueses Fernando Mendes e Almerindo Rego. A Confederação Europeia dos Sindicatos, através da vice-scretária geral, Helena André, enviou uma mensagem, manifestando o maior interesse em acompanhar este processo.

Esta é efectivamente uma questão importante não só para os profissionais das ciências biomédicas, mas também para todos os profissionais dos mais variados campos de actuação que sentem dificuldades em exercer a sua profissão em outros Estados-membros em que não tenham obtido as suas qualificações.

A EPBS foi constituída em Maio de 1999, na cidade da Haia, Holanda. Esta organização surgiu na sequência da dissolução do Comité Europeu dos Técnicos de Laboratório de Medicina e está oficialmente registada em Bruxelas como uma organização sem fins lucrativos. Esta associação reúne as organizações e colégios profissionais que actuam no campo das ciências biomédicas.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008

Joel Hasse Ferreira apresenta alterações à legislação sobre "Timeshare"

Joel Hasse Ferreira, relator do Grupo Socialista no Parlamento Europeu da Directiva sobre determinados aspectos da utilização de Habitação Periódica, mais comummente designado por Timesharing, e de produtos de férias de longa duração, apresentou esta semana um conjunto de alterações à Proposta da Comissão Europeia com o objectivo de garantir uma maior defesa dos direitos dos consumidores europeus.

O eurodeputado socialista defende que a presente directiva "tem que ter por objectivo assegurar um nível elevado de protecção dos consumidores e ao mesmo tempo contribuir para o bom funcionamento do mercado interno, mediante a harmonização das leis, regulamentos e disposições administrativas dos Estados-membros relativas a determinados aspectos da comercialização, venda e revenda de bens imóveis e imóveis, de outros produtos de férias de longa duração, bem como à troca de produtos".

Com o objectivo de contribuir para uma maior clarificação jurídica neste sector, Joel Hasse Ferreira propõe que o "texto do contrato seja baseado num contrato modelo em todas as línguas oficiais da Comunidade, contendo todas as disposições contratuais básicas". Importantes também são as propostas que visam defender que o profissional deste sector em faculte a informação essencial ao consumidor.

Hasse Ferreira visita Casa da União Europeia na Eslovénia

Joel Hasse Ferreira visitou à Eslovénia, integrado numa delegação da Comissão do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores do Parlamento Europeu. Em reunião na Casa da União Europeia em Ljubljana, o Eurodeputado Joel Hasse Ferreira suscitou um conjunto de questões às representações da Comissão Europeia na capital eslovena. O Eurodeputado socialista português questionou a actual eficácia do controlo da "lavagem de dinheiro", relacionado por um lado com uma das últimas condições preenchidas pela Eslovénia para integrar a União Europeia. E por outro, com a manutenção doas grandes bancos eslovenos sob controlo do Estado por um Governo de centro-direita.

Joel Hasse Ferreira constatou o interesse dos eslovenos em criar uma Universidade Euro-mediterrânica, em Piran, no litoral adriático.

Questionou ainda sobre a apreciação relativamente à União Mediterrânica recentemente proposta pelo presidente francês Sarkozy. A resposta foi conclusiva, os principais responsáveis políticos eslovenos são nitidamente contra essa iniciativa. Pelo contrário, a generalidade dos eslovenos são claramente favoráveis ao ingresso da Turquia na UE.

Em resposta a outra questão do Eurodeputado, foi afirmado que a integração da Croácia na União seria excelente para o desenvolvimento do mercado interno e o progresso da economia eslovena.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008

Eurodeputado reúne com Câmara do Comércio e Indústria da Eslovénia

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira e quatro colegas da Alemanha, Reino Unido, Holanda e Áustria reuniram com a Câmara do Comércio e Indústria da Eslovénia e com organizações de consumidores que nela se integram.

Joel Hasse Ferreira suscitou questões relacionadas com o impacto económico, na bolsa e qualidade de vida dos consumidores, da elevada inflação eslovena, bem como na atitude das organizações de consumidores da Eslovénia. A dupla resposta teve a ver, por um lado, com o prejuízo que causa aos consumidores a falta de concorrência efectiva entre os grandes distribuidores. Por outro lado, o Governo esloveno está a ser pressionado pelas estruturas sindicais e pelas organizações de consumidores no sentido de melhor controlar a inflação.

Para se aperceberem mais profundamente e no terreno de alguns problemas e situações da indústria eslovena, Joel Hasse Ferreira e colegas da Alemanha e Reino Unido visitaram as instalações industriais de uma empresa eslovena e de uma sociedade germano-eslovena, integrados no mesmo Grupo. Estas instalações da área alimentar, localizadas na zona urbana da capital, Ljubljana, serão transferidas para 100km de distância, tendo em conta, por um lado a necessidade de expansão e por outro, os valores dos terrenos. Estas reuniões e visitas inseriram-se nos trabalhos da Comissão Parlamentar europeia do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores no âmbito do programa de visitas semestrais aos Estados-membros que assumem rotativamente a Presidência Europeia.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008

Joel Hasse Ferreira no Parlamento da Eslovénia

No Parlamento da Eslovénia, Joel Hasse Ferreira e colegas Eurodeputados do Reino Unido, Alemanha, Holanda, e Áustria reuniram com os presidentes e outros deputados nacionais eslovenos das comissões de Economia e Assuntos Europeus. Em resposta a algumas questões, o Eurodeputado socialista português explicou que a Directiva europeia do Crédito ao Consumo recentemente aprovada era muito importante para toda a Europa mas especialmente para Estados como Portugal. Os debates prosseguiram num Encontro com os presidentes e outros deputados da Comissão de Controlo das Finanças Públicas e da Comissão de Finanças e Política Monetária.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008

Eurodeputado recebe delegação dos Estados Unidos

Joel Hasse Ferreira, acompanhado do seu assistente Ruben Menezes, recebeu uma delegação de técnicos dos Estados Unidos da América, especialistas em normalização, incluindo dois dos representantes dos E.U.A. em Bruxelas. Os representantes norte-americanos manifestaram o máximo interesse em dialogar com eurodeputados, no plano da normalização, de forma a que se procure, quando for relevante ou interessante, analisar minimamente as regras técnicas específicas em determinados sectores do mercado interno europeu e as regras vigentes, ou em debate, relativamente ao mercado norte-americano.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 2008

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Hasse Ferreira na Eslovénia em reuniões com responsáveis máximos da Presidência da UE

No âmbito da visita da delegação da comissão parlamentar do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores à Eslovénia, em reunião com o Ministro da Economia do país que actualmente preside a União Europeia, Andrej Vizjak, debateram-se questões relacionadas com o mercado interno, com a protecção dos consumidores e com os sistemas de telecomunicações.

Trocaram-se impressões sobre a actual fase de concretização da Estratégia de Lisboa, assim como o tema das alterações climáticas. Na ordem do dia esteve também a preparação parlamentar da nova Directiva sobre time-sharing, tendo os Eurodeputados Toine Manders e Joel Hasse Ferreira apresentado a actual situação. Hasse Ferreira referiu os contactos que mantém com as organizações de consumidores que actuam neste domínio, nomeadamente a DECO, e com empresas de time-sharing, sublinhando "que a maior parte das queixas se referem actualmente aos clubes de férias". O Eurodeputado português explicou ainda a vantagem de estabelecer, no plano europeu, a base mínima para um contrato, com todos os elementos essenciais e imprescindíveis, disponíveis em todas as línguas da União Europeia.

Noutra reunião, desta vez com o Ministro das Finanças Esloveno, Andrej Bajuk, Joel Hasse Ferreira suscitou a questão da necessidade de harmonização das regras dos concursos públicos na União Europeia relativos às indústrias de defesa, o que mereceu o acordo da Presidência eslovena. O Eurodeputado socialista defendeu ainda a necessidade de uma coordenação estratégica das indústrias de defesa na Europa.

Em reunião da mesma delegação com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus esloveno, Janez Lenarčič em Ljublyana, abordou-se nomeadamente a questão da Directiva do Crédito ao consumo, cuja aprovação teve o apoio da Presidência da UE actualmente em exercício.

O Eurodeputado Joel Hasse Ferreira suscitou a questão da futura harmonização tributária, tendo em conta a integração gradual dos mercados de trabalho e a criação do mercado único europeu. Estão os responsáveis eslovenos convencidos de que essa harmonização será gradual e lenta, inscrevendo-se numa lógica de médio e longo prazo.

Foi também referida a expectativa eslovena relativamente ao processo de ratificação, esperando que no final desta Presidência, mais de metade dos Estados-membros tenham já ratificado o Tratado de Lisboa.

Debateram-se ainda as perspectivas da Presidência eslovena relativamente às Directivas sobre Energia e à questão das alterações climáticas, matérias prioritárias para a Eslovénia.

O embaixador Bogdar Benko, que já foi embaixador em Portugal, fez também o ponto da situação na perspectiva da Presidência eslovena sobre a actual situação dos Balcãs ocidentais.

Sexta-feira, 08 de Fevereiro 2008

Hasse Ferreira apresenta comunicação sobre "Cooperação e participação em redes e projectos transnacionais" em Vale do Ave

O Eurodeputado participou em Famalicão no Seminário Inov@rave - Inovar nas organizações do Ave, organizado pela Associação de Municípios do Vale do Ave, em parceria com entidades da Região, nomeadamente a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, a Sol do Ave, a Universidade Lusíada, a Universidade Católica e a Oficina de Inovação, que estão envolvidas no desenvolvimento do Projecto INOV@RAVE – Inovar nas Organizações do Ave, aprovado pelo Programa Operacional da Região do Norte.

O principal objectivo deste projecto é complementar, enriquecer e contribuir para a sustentação de iniciativas de valorização e promoção regional e ao mesmo tempo contribuir para melhorar a qualificação dos recursos humanos ao serviço das instituições de apoio ao desenvolvimento da Região do Norte.

Joel Hasse Ferreira apresentou uma comunicação sobre "Cooperação e participação em redes e projectos transnacionais". Segundo o eurodeputado "no contexto da dimensão do campo de intervenção, de um continente que se modernizou, de uma União que se alarga, recursos tecnológicos que se sofisticam, redes nacionais e europeias que se desenvolvem obrigam necessariamente a uma gestão renovada e aperfeiçoada em todos os domínios e nomeadamente na qualificação das próprias organizações".

Hasse Ferreira também defendeu que "formação e aperfeiçoamento de recursos humanos tem que ser tidos em conta numa perspectiva de inovação" e que "o impacto na produtividade das condições de trabalho e de uma boa gestão dos recursos humanos é cada vez mais incontornável, quer do ponto de vista local, regional ou a nível Europeu".

Sexta-feira, 08 de Fevereiro 2008

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Pensar o Distrito de Setúbal

Joel Hasse Ferreira dirigiu-se a cerca de 200 militantes socialistas, bem como a autarcas e empresários convidados, momentos antes do primeiro-ministro José Sócrates encerrar o encontro do PS de Setúbal, em Alcochete. Na Conferência "Pensar o Distrito de Setúbal", uma iniciativa da Federação do Distrito de Setúbal presidida por Vítor Ramalho, do Departamento da Federação das Mulheres Socialistas presidido por Catarina Marcelino e da Juventude Socialista do distrito.

Para além de José Sócrates e de Joel Hasse Ferreira, intervieram nomeadamente Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, João Proença, Secretário Geral da UGT, e os membros do Governo Pedro Marques, João Ferrão, Ana Paula Vitorino, Humberto Rosa e Eduardo Cabrita. O encontro, que teve lugar no Fórum Cultural de Alcochete, contou também com presidentes e representantes de várias associações empresariais portuguesas e espanholas, para além dos presidentes da Câmaras do Montijo, Alcácer do Sal e Grândola bem como de socialistas espanhóis.

Hasse Ferreira, Deputado ao Parlamento Europeu, intervindo sobre a ligação entre a União Europeia e o Distrito de Setúbal, referiu a necessidade de Directivas mais compreensíveis, de facilitar a execução dos Programas, de maior transparência nas regras, de melhorar a avaliação das políticas de coesão, de medir de forma diferente o desenvolvimento regional, de usar indicadores de carácter regional e, especialmente, de garantir a eficácia das políticas de coesão. Afirmou Joel Hasse Ferreira que: "O impacto económico e social do novo aeroporto, da nova ponte bem como a expansão da Auto Europa são absolutamente decisivos para a aceleração do processo de desenvolvimento da Península de Setúbal, de toda a zona do estuário do Tejo e do conjunto da área metropolitana Lisboa Setúbal, a região que é, que deve ser a verdadeira capital atlântica da Europa."

Mais, afirmou que: "O projecto da Auto Europa tem-se desenvolvido, mas é justo reconhecer-se que, para além do nível elevadíssimo da gestão, um factor positivo e diferenciador no plano da competitividade tem sido o comportamento dos trabalhadores, no domínio da competência profissional e na importantíssima área do diálogo social. E este diálogo social permanente é uma componente essencial do modelo social europeu. Estamos contra as resistências corporativas às reformas, estamos contra as práticas estalinistas ainda presentes no distrito e na região. Enquanto que este diálogo social permanente, com resultados práticos e objectivos, é indispensável para o progresso económico e social."

Referiu ainda o eurodeputado Joel Hasse Ferreira que "Muitos outros aspectos, da agricultura às pescas, do turismo a diversas indústrias são importantes para o desenvolvimento do distrito e da Região, como o é a adequada concretização de uma estratégia oceânica. Como é relevante o papel do complexo portuário de Sines, em boa hora impulsionado por João Cravinho e António Guterres e relevante o avanço de uma adequada estratégia turística no Alentejo Litoral, com a lúcida intervenção dos nossos autarcas e do excelente Bernardo Trindade."

Hasse Ferreira afirmou: "É de sublinhar o peso cada vez mais significativo dos serviços nas economias europeias, hoje num processo de integração acelerada, na fase de aplicação da recentemente aprovada Directiva dos Serviços, que tanto trabalho nos deu. E a atractividade da península de Setúbal para a economia de serviços será cada vez maior com os novos investimentos que aqui referi. É preciso tirar partido dessa nova atractividade. Até porque outra vertente essencial da actividade da União tem a ver com o Emprego e as Politicas Sociais, o que passa pela Solidariedade entre Gerações, pelo encorajamento a novas políticas demográficas. Mas passa claramente pelo próprio apoio à criação de empregos e ás condições que os viabilizam."
Joel Hasse Ferreira salientou ainda que "A Presidência portuguesa da União Europeia foi um factor de extraordinário prestígio para Portugal nas mais variadas áreas, do mercado interno à protecção dos consumidores, do emprego e assuntos sociais às políticas cientificas e de inovação tecnológica, da educação e qualificação profissional ao diálogo com outros continentes."

A concluir Hasse Ferreira disse: "É ao primeiro-ministro e ao seu Governo que temos de apoiar, com orgulho e determinação. É uma oportunidade dificilmente repetível para modernizarmos Portugal, de forma solidária, nomeadamente de hoje até 2013. Cada uma e cada um onde for mais útil, onde for mais eficaz, onde se sentir melhor a fazer o seu trabalho!"

Sexta-feira, 01 de Fevereiro 2008

Hasse Ferreira intervém em Conferência sobre Serviços Sociais de Interesse Geral

Joel Hasse Ferreira foi um dos intervenientes na Conferência de Imprensa promovida pelo Colectivo Francês para os Serviços Sociais de Interesse Geral (SSIG) em colaboração com o Comité das Regiões (CR) e como o Comité Económico e Social Europeu (CESE) em Bruxelas.

A análise ao protocolo anexo ao Tratado de Lisboa relativo aos Serviços Sociais foi um dos temas em destaque durante a sessão, e de acordo com o eurodeputado socialista, "no processo de elaboração do Tratado Reformador e dos seus protocolos anexos trabalhou-se imenso a nível europeu para explicar a vantagem de uma menção explicita dos SSIG. Agora que isso foi conseguido, sou da opinião que o acordo conseguido no texto final abre uma possibilidade única para o desenvolvimento em geral destes serviços".

Na Conferência foi também apresentado o livro "OS SSIG no âmbito do mercado interno para o século XXI", sendo um dos Prefácios da autoria de Joel Hasse Ferreira e os outros dos relatores sobre os SSIG do CR e CESE. Este livro é editado com o apoio do Comité das Regiões e do Comité Económico e Social Europeu.

Segundo Joel Hasse Ferreira, "as organizações sociais europeias que me forneceram um apoio decisivo da elaboração do meu relatório parlamentar e para a realização do Fórum de Lisboa sobre SSIG terão certamente bastante interesse em estudar a análise contida nesta publicação." Na opinião do eurodeputado socialista este livro é "uma excelente base de trabalho para o estudo destes serviços, conseguindo aliar a eficácia da sua investigação com uma boa qualidade comunicacional."

O debate contou também com a presença de Michel Delebarre, Presidente do Comité das Regiões e de Evelyne Pichenot, Vice-Presidente do Comité Económico e Social Europeu.

Sexta-feira, 01 de Fevereiro 2008

Joel Hasse Ferreira na Escola Secundária de Bocage

Na Escola Secundária de Bocage, em Setúbal, Joel Hasse Ferreira falou aos finalistas dos vários cursos sobre a "Educação e o Futuro" numa perspectiva europeia. O moderador foi José Manuel Maravilha, presidente da Associação de Pais.

Para o eurodeputado Hasse Ferreira, embora a educação seja uma competência nacional, a União Europeia tem desempenhado um papel decisivo nesse domínio. Citou como exemplos concretos:

- O Relatório Mantovani, recentemente aprovado no Parlamento Europeu, pela Comissão e pelo Conselho.
- O Programa Erasmus, cujo balanço foi feito durante a Presidência portuguesa.
- O Processo de Bolonha, que está a ser aplicado na grande maioria das universidades europeias.
- O Quadro Europeu de Qualificações que permite integrar num mesmo sistema de créditos as qualificações obtidas no sistema educativo formal com a formação profissional.

O debate foi muito vivo, com uma larga intervenção dos estudantes e dos professores.

Sexta-feira, 01 de Fevereiro 2008