sexta-feira, novembro 23, 2007

Joel Hasse Ferreira preside conferência sobre "Futuros Cenários Energéticos na Europa"

Joel Hasse Ferreira presidiu a conferência sobre o projecto do Painel de Avaliação de Opções Científicas e Tecnológicas do Parlamento Europeu (STOA) sobre os "Futuros Sistemas Energéticos na Europa". No encontro foram apresentados e debatidos diferentes cenários energéticos até 2030, bem como as opções políticas e tecnológicas no domínio da Energia, no plano europeu.

Estes cenários integram um estudo elaborado por encomenda do Parlamento Europeu a um grupo de instituições científicas e tecnológicas, liderado pelo "Danish Board of Technology".

Joel Hasse Ferreira, enquanto supervisor do projecto sobre os "Futuros Sistemas Energéticos na Europa" e na apreciação das diferentes características, oportunidades e prioridades para o sector energético nas diferentes regiões europeias, sublinhou a importância do debate e do apoio da comunidade científica no processo de tomada de decisões no âmbito da Energia.

A conferência reuniu cientistas, peritos e eurodeputados, membros do Painel de Avaliação de Opções Científicas e Tecnológicas, bem como da Comissão da Indústria, Investigação e Energia, na apreciação de um relatório de progresso elaborado por uma equipa de investigadores que permitiu aprofundar e inflectir a segunda fase do estudo já em curso. O projecto, que está a ser desenvolvido com os objectivos de melhorar a segurança do abastecimento petrolífero e de reduzir significativamente as emissões de CO2 para a atmosfera, constitui a plataforma para o debate sobre os futuros desafios e oportunidades no campo energético para a Europa.

Sexta-feira, 23 de Novembro 2007