sexta-feira, novembro 09, 2007

Joel Hasse Ferreira intervém no Conselho Europeu das Profissões Biomédicas

Joel Hasse Ferreira participou esta semana, em Tavira, no Conselho Europeu da Associação Europeia de Profissões Biomédicas.

O Eurodeputado socialista apresentou os aspectos relevantes da Directiva que facilita o reconhecimento das qualificações para profissões da área da saúde, principalmente no que se refere ao aprofundamento e promoção da livre circulação destes profissionais na União Europeia

O reconhecimento das qualificações profissionais, matéria em que Joel Hasse Ferreira tem trabalhado no Parlamento Europeu, permite ao titular exercer num território nacional a profissão para a qual está qualificado no Estado membro de origem, nas mesmas condições que os profissionais que adquiriram as qualificações naquele território, com níveis de formação equivalentes ou com adequados complementos e compensações.

Durante a sua intervenção, Hasse Ferreira esclareceu também os participantes sobre a possibilidade de as associações profissionais nacionais e a nível europeu estabelecerem plataformas comuns que, prevejam a possibilidade de medidas compensatórias entre os requisitos de formação que variam entre os Estados-membros.

Referiu ainda o relatório Mantovani, em cujo debate participou em comissão parlamentar e no Plenário do Parlamento Europeu o qual permitirá integrar as qualificações académicas e as competências adquiridas na vida profissional num sistema europeu unificado de certificação.

Joel Hasse Ferreira, no debate com os membros do Conselho Europeu, explicou as melhores formas de estes profissionais fazerem face aos problemas que surgem com o reconhecimento das qualificações profissionais, nomeadamente através da constituição de plataformas europeias a apresentarem à Comissão Europeia com o conhecimento efectivo do Parlamento Europeu.

Em finais de 2010, ou seja, três anos após a transposição da directiva pelos Estados-Membros, a Comissão apresentará ao Parlamento e ao Conselho um relatório sobre a disposição da directiva relativa às plataformas comuns.

Sexta-feira, 09 de Novembro 2007