sexta-feira, novembro 30, 2007

Joel Hasse Ferreira atento aos problemas de segurança rodoviária na União Europeia

Joel Hasse Ferreira participou esta semana num jantar-reunião de trabalho em Bruxelas com o Vice-presidente da Toyota para a Europa, bem como outros gestores e quadros da Toyota Europa e da Toyota Caetano. O Eurodeputado socialista Armando França, presente na primeira parte do evento, referiu a importância da Toyota Caetano como empresa de referência no Concelho de Ovar, município do qual foi presidente durante doze anos em Portugal.

O debate com Joel Hasse Ferreira centrou-se essencialmente nas questões das emissões de CO2, de segurança dos automóveis e das estradas, quer na óptica das instituições europeias, quer na perspectiva dos consumidores e utilizadores, tendo em conta as condições técnicas, a capacidade de produção empresarial e o avanço das investigações científicas e tecnológicas neste sector.

Foram também debatidas as perspectivas de manter as distinções entre tipos de veículos (eventualmente mantendo a exclusão, nesta fase, dos veículos comerciais) no texto da Directiva em apreciação.
No que se refere à segurança rodoviária, o Eurodeputado recordou que a Directiva em debate prevê uma significativa redução do número de vítimas nas auto-estradas e noutras vias de comunicação, bem como redução geral de custos de cerca de cinco mil milhões de euros, à escala da União. A Directiva estabelecerá também um mecanismo de constante intercâmbio das melhores práticas entre os Estados-membros.

Sexta-feira, 30 de Novembro 2007