sexta-feira, novembro 09, 2007

Joel Hasse Ferreira intervém sobre a igualdade no acesso ao emprego de trabalhadores portadores de deficiência

Joel Hasse Ferreira comentou, numa conferência internacional, em Lisboa, com representantes da Confederação Europeia dos Sindicatos (ETUC) e do "European Disability Forum" (EDF), a declaração base debatida entre as duas entidades, sobre a igualdade no acesso ao emprego dos portadores de deficiência. A Conferência de Lisboa, realizada com o apoio da Comissão Europeia e da Presidência Portuguesa, trouxe um novo impulso à cooperação neste domínio, através da adopção de uma declaração conjunta e do estabelecimento de um programa de trabalho detalhado para os próximos anos.

A declaração conjunta aprovada na Conferência tem como objectivo promover a igualdade no acesso ao emprego para pessoas portadoras de deficiência e sublinha a necessidade de se estabelecer um diálogo permanente, tanto a nível europeu como nacional, entre os parceiros sociais e as organizações de pessoas com deficiência.

Os comentários de Joel Hasse Ferreira sublinharam a forma como, no Parlamento Europeu, este assunto tem sido tratado, nomeadamente nos Intergrupos com as organizações de portadores de deficiência e as estruturas sindicais. Mencionou ainda os importantes debates efectuados neste dois Intergrupos do Parlamento Europeu sobre os Serviços Sociais de Interesse Geral, assunto sobre o qual foi relator, bem como no Intergrupo da Economia Social, onde também participaram as organizações de portadores de deficiências. No próprio Fórum dos SSIG, realizado recentemente em Lisboa, também intervieram representantes dos portadores de deficiência. Joel Hasse Ferreira manifestou a sua disponibilidade e de outros colegas para colaborar no aperfeiçoamento e renovação da legislação europeia.

Sexta-feira, 09 de Novembro 2007