sexta-feira, novembro 23, 2007

Joel Hasse Ferreira participou em Ankara na reunião da Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia

Joel Hasse Ferreira, único Eurodeputado português membro da Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia do Parlamento Europeu, participou esta semana na reunião da Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia em Ankara.

Numa altura de grande instabilidade na região e em que a Turquia considera há várias semanas a hipótese de conduzir uma operação militar no norte do Iraque contra o PKK, Joel Hasse Ferreira teve a oportunidade de participar num debate animado sobre este problema, que foi um dos temas da agenda desta reunião.

Segundo o eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira "efectivamente a questão da Turquia ganhou uma nova complexidade, com as movimentações do exército turco na zona transfronteiriça do Iraque. A cooperação da UE com a Turquia no combate ao terrorismo é fundamental, principalmente se tomarmos em consideração a relação privilegiada da Turquia com outros países islâmicos. Aliás, neste domínio a Presidência portuguesa já condenou a actividade do PKK demonstrando abertura para uma cooperação mais estreita".

Além dos aspectos políticos e de segurança, segundo Hasse Ferreira no plano económico "a rota turca no domínio da energia assume cada vez maior importância, nomeadamente com as recentes posições tomadas pela Rússia, as quais evidenciaram a vulnerabilidade de muitos países da Europa, nomeadamente de centro e de leste".

Durante este encontro com altos representantes europeus e turcos, outros temas foram abordados, nomeadamente, a situação política da Turquia à luz da própria situação política vivida actualmente na UE, bem como a importância do futuro Tratado de Lisboa para a adesão deste país à União.

Sexta-feira, 23 de Novembro 2007