sexta-feira, novembro 09, 2007

Joel Hasse Ferreira apresenta a líderes europeus e a organizações sociais europeias as conclusões do 1º Fórum Europeu sobre SSIG

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira apresentou à Comissão Europeia, à Presidência Portuguesa, a Organizações Sociais e a dirigentes do Parlamento Europeu as conclusões do 1º Fórum Europeu sobre Serviços Sociais de Interesse Geral.

O documento consiste numa síntese das principais discussões do Fórum que se realizou recentemente em Lisboa, organizado por deliberação do Parlamento Europeu, por proposta de Joel Hasse Ferreira. O 1º Fórum sobre SSIG teve o apoio da Comissão Europeia e foi organizado pela Presidência Portuguesa da UE.

As conclusões do 1º Fórum sobre SSIG destacam a importância desta iniciativa para se continuar a acompanhar, debater e participar na pilotagem de um processo muito relevante para a aplicação da Estratégia de Lisboa na sua vertente social, para o reforço da inclusão social e para a própria concretização do modelo social europeu. O debate aprofundou ainda as questões ligadas à qualidade dos serviços prestados, à sua avaliação por utentes e por autoridades públicas, à formação dos trabalhadores dos serviços sociais e as relações das organizações sociais com as autoridades locais, regionais e nacionais.

Para além das intervenções de Hasse Ferreira, as sessões plenárias do Fórum contaram com a intervenção do Ministro Vieira da Silva e do Secretário de Estado Pedro Marques, em representação da Presidência Portuguesa da UE e do Comissário Vladimir Spidla, para além de vários peritos e representantes de Organizações Sociais de 28 Estados europeus, 26 da União. O resultado das discussões dos diferentes grupos de trabalho bem como um balanço provisório do Fórum foram também integrados no documento que será uma das bases de trabalho para o futuro dos Serviços Sociais de Interesse Geral na UE.

Sexta-feira, 09 de Novembro 2007