sábado, maio 24, 2008

Hasse Ferreira pronuncia-se sobre o relatório de progresso 2007 da Turquia

Joel Hasse Ferreira, único eurodeputado português membro da Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia, interveio no debate, em Plenário de Estrasburgo desta semana no Parlamento Europeu, sobre o "relatório de progresso 2007 da Turquia" da eurodeputada holandesa Ria Oomen-Ruijten.

O eurodeputado socialista saudou e apoiou o Relatório na generalidade, nomeadamente "onde se manifesta preocupação quanto às implicações do processo de encerramento do Partido AK" a que pertencem o actual Presidente e o Primeiro-ministro da República da Turquia. Por outro lado, Hasse Ferreira ressalvou que a resolução da questão de Chipre "tem agora uma fabulosa oportunidade, após a eleição do Presidente Christofias", uma oportunidade que na opinião do eurodeputado "tem que ser aproveitada".

Hasse Ferreira focou durante a sua intervenção os aspectos que considera mais importantes dos progressos realizados pela Turquia durante 2007, nomeadamente no que toca às reformas, promovidas pelo Governo daquele país as quais devem respeitar o pluralismo e a diversidade democrática e secular.

Apesar dos progressos, o eurodeputado socialista considera que ainda é necessário evoluir "noutros domínios, como a defesa dos direitos sindicais e promover maiores avanços no que toca à igualdade de géneros e direitos das mulheres".

Joel Hasse Ferreira concluiu afirmando que "a marcha da Turquia para a integração plena deve prosseguir nas condições acordadas pelo Conselho Europeu e votadas em Plenário".

Sexta-feira, 23 de Maio 2008