segunda-feira, maio 26, 2008

Hasse Ferreira em defesa da maior mobilidade no Espaço Europeu para os licenciados em Farmácia

Joel Hasse Ferreira interveio esta semana, no Porto, no 6º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia, sobre "Mobilidade no Espaço Europeu – Reconhecimento das Qualificações Profissionais".
O Eurodeputado socialista comentou os aspectos mais relevantes da Directiva 2005/36/CE que introduziu a reforma do regime de reconhecimento das qualificações profissionais também na área dos licenciados em Farmácia, principalmente no que se refere ao aprofundamento e promoção da livre circulação destes profissionais na União Europeia. Sublinhou ainda a urgência de finalizar o processo de transposição desta Directiva em Portugal e em mais oito Estados-membros da União Europeia
O reconhecimento das qualificações profissionais, matéria em que Joel Hasse Ferreira tem trabalhado no Parlamento Europeu, permite ao titular exercer num território nacional a profissão para a qual está qualificado no Estado membro de origem, nas mesmas condições que os profissionais que adquiriram as qualificações naquele território, com níveis de formação equivalentes ou com adequados complementos e compensações.
O eurodeputado referiu ainda o relatório Mantovani, em cujo debate participou em comissão parlamentar e no Plenário do Parlamento Europeu, o qual permitirá integrar as qualificações académicas e as competências adquiridas na vida profissional num sistema europeu unificado de certificação, o Quadro Europeu de Qualificações. Nesse painel, intervieram também o Mestre João José Joaquim, Presidente da APLF, a Eng. Lúcia Mestre e ainda o especialista francês Gilles Bakkaes. O Congresso foi presidido pelo Dr. Nuno Machado.