sábado, maio 24, 2008

Hasse Ferreira defende reforço dos apoios às organizações de consumidores europeias

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira defendeu esta semana o reforço do papel e dos apoios às organizações de consumidores na União Europeia para que se possa construir nos Vinte e Sete Estados-Membros um "verdadeiro mercado interno dos consumidores". Hasse Ferreira, membro da Comissão do Mercado Interno do PE, sublinhou a importância do Relatório, em discussão na sessão plenária, sobre a estratégia comunitária em matéria de política dos consumidores para 2007-2013.

O eurodeputado realça, em particular, o apelo à CE e aos Estados-Membros para que dêem um financiamento adequado às organizações de consumidores fortes e independentes considerando igualmente necessário "legislação mais adequada e mais simples" em matéria de protecção dos consumidores. "É preciso lembrar que este problema radica no programa de acção comunitária no domínio da defesa dos consumidores para o período 2007-2013, o qual suprimiu apoios financeiros para os projectos específicos realizados pelas Associações de Consumidores", afirmou. "Ora, esse tipo de apoios era essencial para a construção de um verdadeiro mercado interno de consumidores".

O Deputado considera que o reforço da protecção dos consumidores é também benéfica para os produtores, e vendedores competitivos, criando "incentivos para as empresas produzirem e venderem bens mais duradouros, resultando um crescimento mais sustentável". O deputado afirmou ainda a terminar que uma protecção do consumidor eficaz e melhorada é necessária a fim de atingir o melhor funcionamento do mercado interno. Referiu ainda julgar que há as melhores condições para um bom entendimento estratégico neste domínio com a Comissária Meglena Kuneva.

Sexta-feira, 23 de Maio 2008