sexta-feira, dezembro 12, 2008

O Sonho dos Jovens Europeus

No âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, teve lugar em Bruxelas a Conferência "O sonho dos jovens europeus".
O eurodeputado Joel Hasse Ferreira foi convidado a intervir na mesa redonda "Derrubar os muros da intolerância: Modelos de integração na Europa", na qual foram também oradoras a jovem grega Petroula Nteledimou, vice-presidente dos jovens socialistas europeus e a Professora de Estudos Europeus Gaelle Dusepulchre.
Durante a sessão houve oportunidade de um debate aberto com jovens participantes entre os quais um relevante número de estagiários do Grupo Parlamentar Socialista Europeu. Participaram também alguns activistas socialistas e estagiários portugueses.
Na sua comunicação Joel Hasse Ferreira referiu a "assimilação" como o conceito dominante em Portugal, nomeadamente durante a ditadura, enquanto que desde a Revolução Democrática e nomeadamente durante os períodos de governação socialista, se tem apoiado a diversidade cultural e a iniciativa associativa, correspondendo à riquíssima expressão das culturas dos imigrantes.
O eurodeputado falou ainda dos diferentes tipos de imigrantes, nomeadamente os do leste europeu, com particular destaque para os ucranianos, que se integram bem na sociedade portuguesa e os lusófonos, entre os quais as maiores presenças serão de caboverdianos, brasileiros e angolanos. Joel Hasse Ferreira explicou as dificuldades de integração de uma parte dos denominados imigrantes de segunda geração.
A participação dos jovens no debate foi extremamente viva e muito animada.